Siga nas redes sociais

Search

Startup que conecta família a cuidadores quer crescer 150% este ano

Foto: divulgação.

Motivada por uma demanda crescente, decorrente do envelhecimento da população brasileira, a startup Nonno tem uma meta audaciosa para este ano: crescer 150% e ampliar a presença nos mercados do Sul e Sudeste.

Há quatro anos no segmento da saúde, a empresa já conectou mais de 600 famílias a cuidadores selecionados, em mais de 25 municípios.

O ano é decisivo para a empresa, que já conquistou um marco importante do negócio: o lançamento da Dr. Nonno, plataforma de telemedicina com mais de 25 especialidades médicas.

Para dar consistência ao processo de crescimento, além de contar com o investimento da Nexpon, a startup está investimento em programas estratégicos.

O CEO da startup, Matheus Alban, conversou com o Economia SC Drops sobre os próximos passos. Confira abaixo:

Por que a função de cuidador é vista como uma das profissões do futuro? 

Matheus: Mais uma vez, o IBGE confirmou a tendência de envelhecimento da população brasileira: eram 15,2% em 2021, sendo o grupo etário que mais cresceu em Santa Catarina no período entre 2012 e 2021. Nosso estado tem a 5ª população mais idosa do país e essa realidade e perspectiva de aumento exige que a sociedade e a economia olhem com atenção para essa demanda. Estima-se que 70% dessa população idosa venha a precisar de algum cuidado especial e nesse contexto que a profissão de cuidador ganha espaço, no presente e no futuro. É uma profissão do futuro menos tech e mais humana. O Nonno conta com uma rede de mais 700 cuidadores e o know-how de mais de 500 mil horas de atendimento, então, vivenciamos essa realidade diariamente. Nem sempre estamos falando de algum caso grave de saúde, estamos falando de uma pessoa que precisa de cuidado e companhia. 

De que forma essa projeção de carreira está alinhada com os planos de expansão na Nonno? 

Matheus: Estamos apostando forte na estruturação da empresa para dar a sustentação necessária a esse aumento de demanda e de capilaridade. Estamos vindo em uma crescente em termos de faturamento e isso tem permitido o investimento na qualificação de pessoas, na estruturação de processos e em tecnologia, o que nos dará suporte a toda operação entre famílias e nossa rede cuidadores. Além disso, a participação na quarta edição do Programa de Mentoria para Startups do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa tem sido fundamental. Por meio dela, temos as melhores referências para estruturar as bases para profissionalização do board, conselho, acionistas; além de preparar terreno para a internacionalização e até para a busca de novos investimentos. Sabemos que a boa governança corporativa cria e preserva valor não só para a empresa, mas para todos os stakeholders. Esse avanço está completamente alinhado com a estratégia de negócio do Nonno. Da mesma forma, a participação no Programa Go to Market 2023, do Sebrae, será um balizador importante para esse passo de internacionalização que estamos planejando, mirando sobretudo, na Europa. Estar no programa não só favorece nossa visibilidade e qualifica nossas conexões, como facilita o acesso a mentorias, conteúdos e workshops específicos para empresas como a nossa. Isso tudo nos dará mais segurança para o processo. 

Qual é a vantagem do Nonno para os profissionais da área e para as organizações? 

Matheus: Mesmo sendo uma função bastante humanizada, baseada em atenção e companhia, é importante destacar que esses profissionais trabalham com assistência a pessoa idosas, deficientes físicos, imunodeprimidos, pessoas convalescentes, entre outras. Para fazer esse trabalho, também é necessário dominar as técnicas de cuidados com a saúde. Ou seja, estamos falando de cuidadores qualificados, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Na medida em que a demanda por esse profissional cresce, aumenta também a oferta de cursos profissionalizantes e a concorrência para colocação no mercado. Com o Nonno, o profissional tem a vantagem de ter demanda recorrente e previsível, com ofertas de plantões pontuais, mas também de longo prazo. Outro diferencial é o pagamento, que é realizado semanalmente para o cuidador, e também a oportunidade de fazer parte de uma comunidade de profissionais, onde podem ocorrer conexões positivas. O trabalho do Nonno também tem fomentado a formalização de uma profissão ainda bastante informalizada. Ao longo de quatro anos, tivemos o registro de mais de 700 MEIs, cerca de 40% delas somente em 2023. Já para as empresas que estão precisando rever seus orçamentos em decorrência do novo piso da enfermagem, a rede de cuidadores do Nonno figura como uma alternativa qualificada e financeiramente interessante. 

Como a parceria com a Nexpon tem auxiliado o crescimento do Nonno?  

Matheus: Nascemos por meio de capital próprio e em abril de 2021, recebemos o investimento em media for equity da Nexpon. Além de facilitar o acesso a uma mídia qualificada, esse formato de investimento também facilita o acesso a expertises de gestão e a conexões estratégicas da empresa de mídia. Com isso, reduzimos o nosso custo com o marketing e temos mais um canal para gerar oportunidades de negócio.  

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail