Por Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil.
Pessoas são a base de todo negócio de sucesso. É por isso que a gestão de pessoas é tão importante. A área de gestão de pessoas presta uma ampla variedade de serviços que impactam toda a organização e uma gestão eficaz destes serviços garante que a área funcione de forma fluida, evoluindo gradativamente.
Antigamente, todas essas atividades eram feitas em papel, depois, vieram os e-mails e as solicitações saíram das mesas das pessoas e foram parar nas caixas de entrada, também passou a se utilizar as planilhas para tentar organizar as atividades.
Por isso, a transformação digital certamente é alicerce para promover uma mudança importante na forma como as atividades são executadas, mas também está impactando na forma como as pessoas se relacionam e consequentemente como as áreas de gestão de pessoas prestam seus serviços.
BPM: O acelerador da transformação digital no RH
O BPM (Business Process Management), em português Gestão de Processos de Negócio, é um grande aliado na estratégia para gerenciar e melhorar o desempenho de um negócio por meio da otimização dos processos de negócios, e principalmente simplificando a execução, padronização, medição e melhoria. E estas são apenas algumas recompensas da automação dos processos das áreas de gestão de pessoas:
Melhor atendimento dos funcionários
Ao melhorar a interface com os usuários finais, simplificando a forma com que são atendidos, evitando que eles tenham que pedir várias vezes a mesma tarefa e permitindo acompanhar o andamento das solicitações em cada etapa com clareza.
Redução de papel e de custo
Com a automação e digitalização dos processos consequentemente reduzimos os tramites em papel e ganhamos eficiência operacional e redução de custos no dia a dia da organização.
Mais produtividade
Ao adotar uma tecnologia de BPM, além de evitar que papéis e e-mails sejam perdidos ou esquecidos, a equipe de gestão de pessoas tem mais tempo para gerenciar demandas realmente importantes.
Métricas para o processo
Definir metas e KPI’s nos processos de trabalho, além de ser essencial, certamente melhora a gestão de recursos e a tomada decisões para que seja mais assertiva, sempre baseada em dados.
Padronização:
Os processos padronizados possibilitam resultados mais rápidos e aumentam a qualidade na realização do trabalho.
Redução de riscos:
Com processos bem desenhados e monitorados, erros de execução e fraudes são cada vez menos prováveis.