Siga nas redes sociais

Search

Indústria gera quase metade das vagas de trabalho formal no 1º semestre em SC

Foto: Foto: tianya1223/Pixabay

Dos empregos gerados em Santa Catarina no primeiro semestre deste ano, quase metade deles foram ofertados pela indústria, com a abertura de 27,1 mil vagas no período.

Nos periodo, ao todo, a economia catarinense gerou mais de 61,5 mil novos postos de trabalho formais. Os dados integram análise do Observatório FIESC, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

A indústria é a grande mola propulsora para o desenvolvimento de Santa Catarina e o saldo positivo na geração de empregos foi liderado pela construção”. De acordo com os dados, apesar dos níveis elevados da taxa de juros, o setor foi líder na geração de empregos formais, com abertura de 9,6 mil vagas, estimulado principalmente pelas atividades de construção de edifícios e obras de alvenaria”, destaca o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Um dos principais destaques do semestre foi o setor alimentício, incentivado tanto pelo aumento no número de abate de aves e suínos, como também pelas safras positivas de grãos.

O bom momento da agroindústria repercutiu no fornecimento catarinense de embalagens plásticas para o restante do país. A atividade contratou mais de 1 mil empregados e lidera o crescimento da produção industrial no acumulado do ano.

Houve também aumento das contratações no setor de transportes, particularmente nos serviços de armazenagem e de transportes rodoviários de cargas, necessários ao escoamento das safras agrícolas.

Outro destaque do semestre foi a indústria de equipamentos elétricos. O setor foi impulsionado tanto pelo aumento da produção de eletrodomésticos de pequeno porte para venda interna, como pelo aumento das exportações de transformadores e painéis para comando elétrico para os EUA e a Argentina, respectivamente.

As vendas externas beneficiaram também a indústria naval, que registrou expansão de 13% em seu estoque de vagas.

Este ano, o estado se tornou o maior exportador nacional de barcos a motor e navios de pesca, tendo Itália, Estados Unidos e Chile como seus principais parceiros comerciais.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail