Santa Catarina reduziu em 46% o desmatamento de Mata Atlântica nos cinco primeiros meses deste ano. É o que aponta o boletim do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD), divulgado na última quinta-feira, dia 27 de julho. Os dados do SAD são uma parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica, a Arcplan e o Mapbiomas.
Para a presidente do IMA, Sheila Meirelles, o fato da fiscalização estar mais efetiva em Santa Catarina contribui para esse resultado:
“Atualmente nós contamos com o Sistema Integrado de Monitoramento e Alertas de Desmatamento, o SIMAD, que foi desenvolvido pelos técnicos do IMA, e tem orientado o serviço de fiscalização do nosso território nos ajudando a combater de forma efetiva os crimes de desmatamento ilegal”.
O programa utiliza imagens de satélite para comparar locais em diferentes períodos, mostrando o histórico da vegetação. Se há supressão de vegetação, por exemplo, o próprio sistema verifica se aquela supressão possui autorização de corte ou se foi clandestina.
Só neste ano, o sistema gerou cerca de 200 alertas que são compartilhados entre a fiscalização do IMA e da Polícia Militar Ambiental.