Search

Empresas de SC recuperaram 5 em cada 10 dívidas em abril, diz Serasa Experian

Foto: Jair/AdobeStock

Em abril, as empresas do Sul recuperaram 48,6% das dívidas inadimplentes em até 60 dias após a negativação. Santa Catarina foi o estado que alcançou o maior percentual no período, com 5 em cada 10 débitos regularizados (53,1%).

Os dados são do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian. Já no recorte nacional, as empresas brasileiras quitaram 5 em cada 10 contas em até 60 dias após a negativação (48,5%). Esse foi o maior percentual registrado desde agosto de 2021, quando o levantamento marcou 50%.

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, comenta que em abril, o Banco Central apontou uma alta de 0,56% na atividade econômica do país, após queda no mês anterior.

“Em conjunto com as datas comemorativas do período, que naturalmente aquecem as movimentações comerciais, mais dinheiro pode ter sido injetado no caixa das empresas, que consequentemente ampliaram a capacidade de pagamento das dívidas inadimplentes”.

Destaque foi para os encargos de mais de R$ 10 mil

A análise por valor da dívida indicou que aquelas com valor superior a R$ 10 mil foram as mais ressarcidas em até 60 dias após a negativação. Para o economista, geralmente são priorizadas por apresentarem um risco maior a saúde financeira da empresa.

Em relação a idade da dívida, aquelas com até 30 dias após o vencimento foram as mais elegidas por companhias inadimplentes (60,7%). Em seguida ficaram as contas com 60 dias (41,7%), 90 dias (31,6%), 180 dias (23,0%), as que completaram 1 ano (20,1%) e por fim, as que já excederam 1 ano (9,1%).

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também