Escrito para ser um guia para startups, scale-ups e empresas de tecnologia internacionalizarem, o livro Ponte para o Mundo: uma jornada pelo ecossistema de internacionalização será lançado no dia 30 de agosto. O evento acontecerá às 19h, no auditório do Sebrae de Santa Catarina, em Florianópolis, com transmissão online. As inscrições estão disponíveis no link: clicando aqui.
Com co-organização de Alexandre Noronha, Daniel Leipnitz e Rodrigo Lóssio, a obra compartilha o conhecimento de mais 30 especialistas e lideranças em temas como governança corporativa, exportação de produtos e serviços, expatriação corporativa, aspectos jurídicos, contábeis e financeiros, marketing e comunicação internacional.
O pré-lançamento ocorre alguns dias antes, durante o Startup Summit, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de agosto, em Florianópolis, no estande do Sebrae/SC. Parte dos lucros das vendas desta edição serão repassados para projetos de inclusão social e formação em tecnologia.
JORNADA DE INTERNACIONALIZAÇÃO
Alexandre Noronha destaca que a ideia de organizar em livro a jornada para internacionalização de empresas surgiu após a leitura do Ponte para a Inovação, livro que conta a fórmula de construção de ecossistemas empreendedores em inovação:
“Os livros seguem uma estrutura similar, de ser uma obra inédita, abrangente e interativa com o portal online, mas difere ao propor uma sequência lógica com check-lists de validação. A intenção é conduzir o leitor na jornada pelo ecossistema de internacionalização e falar das necessidades das startups, scale-ups e empresas de tecnologia pensarem em atuar globalmente desde seus estágios iniciais, e também apontar caminhos para empresas já constituídas se internacionalizarem, independente de seu porte”.
A obra está organizada em nove blocos de conteúdo divididos em 26 capítulos.
“Nossa ideia foi apresentar esse guia com base no aprendizado de pequenas, médias e grandes empresas do mercado de tecnologia para que o leitor possa conhecer o processo a partir de quem já vivenciou a internacionalização e começar sua jornada com referências reais”, explica Daniel Leipnitz.