Search

Boas práticas para construir a jornada ESG nas empresas

Débora Neves
Foto: divulgação

Por Débora Neves, líder da área de ESG da Teltec Solutions.

O assunto não é novo, porém o termo ESG ganhou notoriedade e diversas organizações ao redor do mundo estão empenhadas em colocar em prática planos que ajudem na construção de uma sociedade mais colaborativa, sustentável e humana.

Para se ter ideia, 87% dos líderes empresariais esperam aumentar investimentos em sustentabilidade nos próximos anos, conforme pesquisa do Gartner.

A agenda de sustentabilidade traz consigo muitas oportunidades de desenvolvimento, dado seus desafios, como tempo, custo e a complexidade de alguns temas. Para avançar, são vitais investimentos, mentalidade de crescimento, para ressignificar modelos e conceitos, incluindo essa temática e relacionando-a em nossas ações, e exercitar uma visão de longo prazo na forma de fazer negócios, que inclui, além do lucro, as pessoas e o planeta.

Gosto de dizer que a sustentabilidade precisa começar com a gente e os resultados de construir uma organização com maior consciência sobre seus impactos e responsabilidades se traduz em fortalecimento da marca, criação de valor financeiro a longo prazo, melhoria contínua, evolução da governança corporativa, cultura inclusiva e humanizada.

No entanto, embora as pessoas estejam abertas e reconheçam a importância da pauta, é preciso um plano de ação para que as práticas ganhem força e gerem as mudanças necessárias no dia a dia.

Abaixo, compartilho alguns insights para que, juntos, fortaleçamos a agenda de sustentabilidade dentro das organizações:

  • Trabalhamos juntos. Ganhamos Juntos: Conheça o negócio, os times e os desafios das áreas. Nesse processo, você descobrirá quais são as áreas mais interessadas. Aproxime-se delas, faça ações conjuntas, compartilhe experiências. Aproveite a parceria para ampliar a comunicação dos projetos em andamento e aumentar o engajamento.
  • Simplicidade é o grau máximo de sofisticação: Comece trabalhando os elementos visíveis da cultura da empresa. Fortaleça a identidade, a missão e os valores que ela acredita.
  • O combinado é o combinado: Mudanças estruturais começam no topo e o exemplo continua sendo a maior inspiração para as pessoas. Tenha sponsors da alta liderança para que a voz da agenda de sustentabilidade chegue a todos os espaços. Quanto mais pessoas do board estiverem engajados nessa causa, melhor.
  • A acomodação é o princípio do fim: Crie um plano, estabeleça metas atingíveis, quais iniciativas estarão no escopo do trabalho e as principais formas de atuação para atingir esse objetivo. Comece aos poucos e vá acrescentando novos objetivos à medida que o engajamento for aumentando.
  • Tenha métricas: Os indicadores são a principal forma de mensurar o nível de engajamento dos times ou saber os resultados das ações. É importante ter claro como fazer essa análise e deixar os colaboradores cientes dos impactos que estão promovendo.
  • Todos têm procuração para fazer o que é certo: O pilar da Governança é fundamental para que as outras esferas da agenda de sustentabilidade se desenvolvam. Foque na transparência, dê visibilidade aos projetos e compartilhe os resultados conquistados e os impactos promovidos. Isso ajuda a materializar o trabalho e o resultado coletivo.
  • Valorize as datas comemorativas: Conecte o calendário da comunicação interna com os temas que precisam ser sensibilizados dentro da organização. Essas datas são uma ótima oportunidade para gerar conscientização, e integrar como algumas das suas iniciativas vão ajudar nessas causas.
  • Multiplicadores da Cultura: Faça parte do onboarding, comunicando para os novos talentos e aos colaboradores mais experientes que o tema seja lembrado sempre que possível. Incorporar essa cultura à rotina dos colaboradores é fundamental para que todos avancem em seus objetivos.
  • Inovação como caminho sustentável: Utilize da tecnologia para evoluir nas metas. Atualmente temos uma série de recursos que nos permitem promover bem-estar e qualidade de vida ao colaborador, reduzir a pegada de carbono, acuracidade de processos, entre outros. Faça da tecnologia a sua aliada e explore todas as oportunidades que ela oferece.
  • Transformar orientados a sustentabilidade: Se comprometa com a agenda, faça conexões e converse com quem já iniciou essa jornada. Priorize os projetos e procure demonstrar o retorno dos investimentos. A excelência vem com a prática. Comece!

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também