Siga nas redes sociais

Search

SC sedia maior evento da indústria de games do Sul do Brasil

Stun Game Festival
Foto: Gabriel Vanini

O Stun Game Festival chega à 4ª edição e se consolida como o maior evento da indústria de games do sul do Brasil. Em 2023, o festival será nos dias 19 e 20 de agosto no Boulevard 14/32 do Floripa Airport, em Florianópolis.

Além do novo local, uma das novidades deste ano é a programação totalmente gratuita.

O festival mais uma vez integra a agenda de eventos do Floripa Conecta e promove campeonatos de eSports, jogos de grandes produtoras e de estúdios independentes, lançamentos, shows, oficinas para crianças, feira de artistas, concurso de cosplay e muito mais.

Entre os destaques do 4º Stun Game Festival está o Game Awards, que vai premiar os vencedores dos campeonatos e concursos da programação. No total, serão distribuídos R$ 10 mil em prêmios para os torneios de eSportes, Cosplay, Batalha de K-Pop e Game Jam.

Já entre as atrações convidadas, destaque para a participação de jogadores profissionais de Free Fire, jogo eletrônico de ação-aventura criado pela desenvolvedora vietnamita 111dots Studio e publicado pela Garena. O festival terá ainda show com a banda The Kira Justice, grupo famoso no circuito geek por interpretar músicas de animes.

Thaynan Mariano, organizador do evento, afirma que a expectativa é receber cerca de 10 mil pessoas.

Jogos de grandes publicadoras e produzidos em SC

O festival foi pensado para quem gosta de jogar e conhecer novidades, lançamentos e o que grandes e pequenas produtoras estão criando.

Na área Indue Games, o evento apresenta nesta edição uma mostra de games criados por estúdios de desenvolvimento de jogos independentes de Santa Catarina, como Cafundó Estudio, DCF Studios, PlusPlus e GG Studios.

Já na área Games AAA, são apresentados jogos desenvolvidos por grandes produtoras de games e lançados por publicadoras mundiais, entre elas Xbox e Playstation. Os dois espaços são livres para jogar.

O Stun também oferece um espaço exclusivo para aficionados por jogos de tabuleiros na área Board Games. São diversas opções. É só chegar e jogar.

Feira com artistas catarinenses e oficinas

No Artist’s Alley, o festival terá 10 artistas que irão expor obras e trabalhos ligados ao universo dos games e da cultura pop. Entre os convidados estão Diana Nassute, Julia Chiarelli e Anna Antoszczuk.

Também faz parte da programação o Maker Lab Kids, oficinas de design de personagens e de como criar um card game de maneira simples. Essas atividades são conduzidas pela LapisLab, gratuito e livre para crianças de todas as idades.

Estão previstas ainda uma série de conversas com os principais nomes do universo de eSports do país. Entre os convidados estão Natividade (Netshoes Miners), João7 (MiBR), Gus (paiN Gaming) e Gutão (XIS). Eles participarão de bate-papos e de encontros com fãs.

Campeonatos de eSports com atletas profissionais

Uma das marcas do festival é a possibilidade de assistir ao vivo atletas profissionais de eSports. Entre os torneios que ocorrem durante o Stun estão as primeiras fases on-line e finais de Valorant, Free Fire, League of Legends e FIFA23. A premiação dos vencedores e finalistas será no palco do evento no dia 20, às 19h.

O evento também promove o Game Jam, um encontro competitivo de desenvolvedores de jogos para planejamento, concepção e criação de um jogo proposto pelo evento.

O festival abre ainda o palco para o já tradicional Concurso de Cosplay, com apresentação e desfile de figurinos superelaborados inspirados em personagens de jogos, quadrinhos e filmes nos dois dias.

The Kire Justice se apresenta no dia 19

Uma das atrações mais aguardadas é The Kira Justice, banda gaúcha liderada por Matheus Lyna. O grupo é uma referência na cena geek brasileira. O show será no sábado, dia 19, às 19h.

Stun mostra amadurecimento da indústria de games em SC

Desde a primeira edição em 2018, o Stun Game Festival tinha o propósito de ser um catalisador de novas ideias e novos produtos, conectar aficionados por games e interessados na cultura geek e fortalecer o ecossistema criativo da região.

De lá para cá, o número de participantes sextuplicou: de um público de 250 pessoas em 2018 saltou para 750 em 2019 e, em 2022, pós-pandemia da Covid-19, contou com 1,5 mil participantes. Para 2023, os organizadores esperam mais de 10 mil pessoas.

“Temos já uma trajetória que se traduz no interesse e participação de influenciadores nacionais e palestrantes internacionais. Além disso, o festival movimenta uma cena formada por organizações do calibre da Globo, Amazon, Intelbras, Grupo Nexxera e Únilos, que já apoiaram o Stun, além de algumas das mais importantes empresas do universo de games: Twitch, Unity, MK+ Academy, Pichau Gaming, Elements e Aquiris (Epic Games Brasil)”.

Os ingressos podem ser reservados pelo site.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail