Siga nas redes sociais

Search

Especialistas reforçam como soft skill necessária o conhecimento em CRM para profissionais de vendas

Foto: Divulgação

Com o objetivo de centralizar e organizar informações relevantes sobre os clientes, como histórico de compras, preferências, interações anteriores, dados de contato e outras informações importantes, o CRM é uma ferramenta essencial para a criação de um relacionamento sólido entre empresas e clientes.

Plataformas de Customer Relationship Manager (Gerenciamento de Relacionamento com Cliente) permitem que empresas ofereçam atendimento personalizado, com foco na experiência do cliente, gestão de vendas eficiente, comunicação integrada, análise de dados para tomada de decisões e automação de processos. Além disso, elas possibilitam a gestão do relacionamento em larga escala, tornando-se uma ferramenta indispensável para ser competitivo, eficiente e centrado no cliente.

Segundo uma pesquisa da PwC, 9 a cada 10 brasileiros têm a experiência como critério de decisão de compra, o que reforça a importância do CRM atualmente. Para isso, é preciso que profissionais estejam capacitados e familiarizados com essa ferramenta, tornando-se uma nova soft skill para o mercado atual.

“Um profissional que ainda não entendeu a importância da utilização do CRM no comercial, não está adaptado. A ferramenta é de suma importância desde o início do funil, para gerir os leads e ir seguindo a cadência desenhada, até para a tomada de decisões estratégicas do ponto de vista de gestão. Por exemplo: Se um profissional não performou tão bem em determinado mês ou até mesmo de forma recorrente, se ele tiver o uso do CRM bem acurado, pode desde auxiliar o seu gestor a fazer um plano de desenvolvimento de acordo com suas necessidades, até evitar seu desligamento da empresa”, avalia Katia Rangel, fundadora e CEO da Celler, empresa de Recrutamento e Seleção (R&S) com foco em vagas do funil de vendas.

Fundada em junho do ano passado, a empresa começou com três pessoas na equipe e, em pouco mais de um ano, expandiu para um time de 12 profissionais, atuando em todo o Brasil e em alguns países como Portugal, EUA e Canadá.

Pelo foco em sucesso do cliente, a Celler firmou uma parceria com a CRMThink, um dos principais parceiros mundiais da plataforma de integração Bitrix24.

“Entendemos muito sobre a jornada comercial dos nossos clientes, em detalhes. Por isso, acabamos indicando muito a utilização de plataformas para gerenciamento e escalabilidade desses negócios, com uma visão a longo prazo. Temos foco genuíno no sucesso do cliente, então, parcerias como a que temos com a CRMThink, nos permitem levar mais esse marco de sucesso quando falamos de construção de jornada comercial”, compartilha.

Romualdo Silva, CEO da CRMThink reforça que dominar plataformas voltadas ao relacionamento com o cliente não é uma opção, mas uma necessidade.

“Se você vai colocar alguém para pilotar as vendas, ele precisa conhecer as ferramentas necessárias para entregar o que a empresa espera dele. No fundo, o vendedor é um dos maiores beneficiados quando a empresa tem um CRM. Certamente, ele vai conseguir gerenciar de forma adequada seu dia a dia”, finaliza.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail