Siga nas redes sociais

Search

Karsten se torna a primeira indústria de cama, mesa e banho do Brasil a receber o certificado Lixo Zero

Foto: divulgação.

Embora o conceito de ESG tenha tomado os escritórios de empresas por todo o mundo, a Karsten já é reconhecida por aplicar essas diretrizes em suas atividades produtivas há muito tempo.

No eixo ambiental, é por meio da gestão responsável de resíduos e reciclagem que a empresa vem se destacando. Agora, é a primeira indústria têxtil de cama, mesa e banho, do Brasil, a conseguir o selo Lixo Zero.

O certificado veio após a reestruturação do programa de gerenciamento de resíduos no ano passado, seguindo o conceito de Aterro Zero, para alcançar números de reciclagem superiores a 90%, enviando para o aterro sanitário somente aquilo que ainda não possui viabilidade de reaproveitamento.

No início do projeto, a empresa encaminhava para reciclagem cerca de 70% de resíduos, e em abril deste ano, após as melhorias implementadas, atingiu 93% de reaproveitamento.

Essa conquista reforça a dedicação em integrar práticas de excelência ambiental em nossas operações. O reconhecimento reflete os esforços no caminho que já trilhamos na gestão responsável de resíduos e promoção de práticas conscientes nos processos da Karsten. Estamos orgulhosos de sermos pioneiros na indústria têxtil de cama, mesa e banho do Brasil a alcançar este selo, demonstrando que sempre estivemos alinhados com os valores e aspirações de um futuro mais verde e consciente“, conta Marcos Paulo Dahlke, gerente de manufatura da Karsten. 

Para Sara Quevedo, analista de ESG da Karsten, receber o certificado é um marco de grande importância para a empresa:

Reflete nossa dedicação à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente. Esse reconhecimento não apenas valida nossos esforços, mas também nos motiva a continuar inovando e liderando pelo exemplo na busca por práticas empresariais mais responsáveis e conscientes”.

Além disso, a empresa tem consciência de que a sustentabilidade abrange diversas dimensões, como o desenvolvimento de uma parceria com o Clube dos Anjos, um grupo de mulheres da comunidade local que transforma doações de retalhos e aviamentos obsoletos em mantas feitas com técnica de patchwork.

A empresa ainda realiza o empréstimo das máquinas de costura para o grupo, que destina os produtos a hospitais, maternidades, casas de repouso e outras instituições, fortalecendo a responsabilidade social e a ligação com a comunidade.

A empresa também trabalha outras iniciativas nesse sentido, como construção de hortas em escolas e creches locais, oferecendo às crianças a oportunidade de aprender sobre o cultivo de alimentos.

Também investe fortemente em educação ambiental por meio de mutirões de limpeza, semanas do meio ambiente, visitas técnicas a centros de reciclagem e diversas atividades que promovem a conscientização ambiental.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail