Siga nas redes sociais

Search

Startup Summit: conheça 14 estratégias para expandir sua notoriedade ao participar do evento

Foto: divulgação.

O Startup Summit é uma das principais conferências do ecossistema brasileiro de startups e o maior evento do Sistema Sebrae no Brasil atualmente. A sexta edição promete reunir cerca de 10 mil participantes presenciais, nos dias 23, 24 e 25 de agosto em Florianópolis.

São empreendedores de startups em diferentes estágios de maturidade, gestores de fundos de investimentos e de hubs de inovação de grandes empresas, empresários interessados no tema, além de lideranças públicas e privadas de fomento ao ecossistema.

Uma das apostas desta edição está na ampliação das oportunidades de negócios e conexões entre os participantes, além da internacionalização do evento, com atração de público, palestrantes e gestores da América Latina, Estados Unidos, Canadá e Europa. Eu estarei presencialmente neste evento e achei super oportuno ensinar, aqui na minha coluna, como você pode ter estratégias para ampliar sua notoriedade.

A nossa participação em eventos contribui para moldar nossa marca profissional. A forma como nos apresentamos, interagimos e compartilhamos conhecimentos afeta ou constrói com a percepção que os outros têm de gente.

Para tirar o melhor proveito de eventos e maximizar suas oportunidades de aprendizado, networking e notoriedade, é importante adotar uma abordagem estratégica e proativa.

Eu listei abaixo 14 dicas que vão te ajudar a tirar o máximo de proveito da sua participação neste e em qualquer evento que você participar a partir de agora!

  1. Defina objetivos claros: Antes de ir ao evento, defina metas específicas que você deseja alcançar, como conhecer determinadas pessoas (e quantas), aprender sobre tópicos específicos ou apresentar seu conhecimento. Isso ajudará a orientar suas ações durante o evento.
  2. Pesquise antes do evento: Conheça a programação, palestrantes e participantes do evento com antecedência. Baixe o App se o evento oferecer – a maioria oferece. Isso permitirá que você identifique as sessões e atividades mais relevantes para seus objetivos e seu negócio.
  3. Prepare-se para networking: Tenha um breve discurso de apresentação pronto que resuma quem você é, o que faz e seus interesses. Esteja aberto para iniciar conversas e fazer perguntas interessantes aos outros participantes.
  4. Seja ativo nas redes sociais: Acompanhe as hashtags e as contas relacionadas ao evento nas redes sociais. Compartilhe suas expectativas antes do evento e suas experiências durante e depois. Marque os @ do evento e das pessoas com que se conectar ou encontrar por lá. Publique nos stories e no feed de suas páginas. Isso pode aumentar sua visibilidade online e conectar você a outros participantes. Dica valiosa: use e abuse do LinkedIn para se conectar, já que é uma rede 100% voltada para ações profissionais.
  5. Participe de sessões relevantes: Escolha as sessões, painéis e salas que estejam alinhados com seus objetivos e interesses. Anote perguntas e pontos de discussão para contribuir durante as sessões de perguntas e respostas, se tiver essa oportunidade.
  6. Interaja com os palestrantes: Após as palestras, vá até os palestrantes e faça perguntas relevantes ou compartilhe seus insights sobre o tópico. Isso pode levar a conversas valiosas e conexões duradouras.
  7. Seja um bom ouvinte: Enquanto conversa com os outros participantes, esteja genuinamente interessado em suas histórias e experiências. Isso ajudará a criar conexões mais autênticas.
  8. Troque informações de contato: Ao fazer networking, troque informações de contato com as pessoas com quem você interagiu. Isso permitirá que você mantenha contato e fortaleça os relacionamentos após o evento. Tenha em mão o bom e velho cartão de visita ou, ainda, um QRCode com todos os seus contatos e redes sociais. Dica valiosa: crie uma proteção de tela para seu celular com o QRCode, eu tenho e agiliza muito.
  9. Participe de atividades de networking: Muitos eventos incluem sessões de networking formais ou informais, com dinâmicas. Se for o caso, participe dessas atividades para conhecer novas pessoas e aprofundar conexões existentes.
  10. Compartilhe seu conhecimento: Se houver oportunidades, ofereça-se para liderar uma discussão, painel ou apresentação. Compartilhar seu conhecimento pode elevar sua notoriedade e autoridade na área, além de endossar sua reputação..
  11. Esteja aberto a novas perspectivas: Esteja disposto a explorar tópicos e áreas que possam não estar diretamente relacionados ao seu campo, mas que possam enriquecer seu conhecimento e visão.
  12. Siga o fluxo: Embora seja importante ter um plano, também esteja aberto a mudanças e oportunidades inesperadas que possam surgir durante o evento. Se rolar uma happy hour, se jogue.
  13. Faça acompanhamento pós-evento: Após o evento, envie e-mails de acompanhamento para as pessoas com quem você interagiu. Isso demonstra seu interesse genuíno em manter contato e cultivar relacionamentos.
  14. Aplique o Aprendizado: Não deixe que o conhecimento adquirido no evento fique apenas nas anotações. Aplique-o em sua vida profissional e compartilhe-o com sua rede.

Lembre-se de que cada evento é uma oportunidade única, e sua atitude, comportamento e abordagem podem fazer toda a diferença para as conexões. Se você vai investir dinheiro e tempo para estar lá, faça tudo valer a pena.

Ao ser estratégico, autêntico e comprometido, você estará maximizando as vantagens dos eventos e construindo uma rede valiosa de conexões e conhecimentos que, claro, pode resultar em negócios e faturamento em seu bolso.

Se você for ao evento, espero te encontrar por lá.

Tem dúvidas sobre notoriedade? Comente aqui neste texto!

Te vejo semana que vem!
Forte abraço.

Compartilhe

Empresária, palestrante, consultora, mentora e especialista em notoriedade. Mais de 20 anos de experiência em comunicação, notoriedade e marketing digital. Sócia fundadora e CEO na @halonotoriedade e fundadora do projeto educacional @vocemaisnotavel.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail