Capital Humano, sustentabilidade social e segurança pública: esses foram os principais pilares para a posição de Santa Catarina no Ranking de Competitividade dos Estados 2023, divulgado nesta quarta-feira, dia 23 de agosto, que mostra o estado em segundo lugar, atrás apenas de São Paulo. O estudo foi realizado pelo Centro de Liderança Política (CLP), em parceria com as organizações Gove e a Seall.
A posção repete o desempenho do ano passado, inclusive em relação às lideranças nas áreas de segurança pública e sustentabilidade social. De novidade, houve um avanço de 23 posições no tópico capital humano, onde o estado saltou da 24ª para a primeira colocação, decorrente de mudança nos critérios para definição do ranking.
“Esse ranking reflete a nossa gente. Um povo que trabalha muito e faz acontecer. Cabe ao poder público criar as oportunidades e é isso que estamos fazendo. É um esforço coletivo do Estado e toda a sociedade”, destacou o governador Jorginho Mello.
Florianópolis lidera o ranking com boa avaliação nas áreas de qualidade de saúde, segurança e capital humano. Destacam-se também, na capital catarinense, a coleta de resíduos domésticos e o abastecimento de água, que tiveram nota máxima no estudo. É a primeira vez que uma capital está no topo da lista.