Siga nas redes sociais

Search

A força do ecossistema catarinense

Compartilhe

Foto: Elis Pereira/divulgação.

Você sabia que o maior evento de startups do Brasil acontece em Santa Catarina?

Sim, o Startup Summit acontece em Floripa e envolve mais de 10 mil pessoas e centenas de startups. Foram 3 dias de evento, com feiras de negócios, palestrantes nacionais e internacionais, apresentação de Pitches, e uma série de eventos paralelos que agitaram a cidade, com happy hours de networking, reuniões de negócios, e muito mais. 

Pessoas do Brasil inteiro vieram para Florianópolis para participar. São empreendedores que estão usando tecnologia para criar novos modelos de negócios escaláveis, e tem potencial para crescer e transformar o mercado. 

Além disso, o Sebrae fez o lançamento do Sebrae Startups para apoiar as novas empresas, e todo um ecossistema de inovação e empreendedorismo surgiu para dar suporte aos novos empreendedores e transformar o ambiente de negócios. O programa 1000 Startups do SEBRAE está capacitando um número recorde de empresas para conquistar ainda mais o mercado. 

O ecossistema de inovação de Santa Catarina tem uma estrutura invejável, que convergiu para a capital, e mostrou sua força. 15 Centros de Inovação, 7 Parques Tecnológicos, 25 Incubadoras, 18 Pré-Incubadoras, 4 Aceleradoras, 13 Núcleos de Inovação Tecnológica, além de Universidades, Associações e Entidades Empresariais, Grupos de Investidores. O ecossisÉ exemplo para todo o Brasil. 

Durante o Startup Summit foi lançado o documentário Ecossistemas de Startups, que mostra o ambiente de negócios em todo o Brasil, com destaque especial para Santa Catarina. Você pode assistir o vídeo completo no Youtube abaixo:

Levantamento do Sebrae mapeou 1.947 Startups no Estado, e esse número cresce em ritmo acelerado, além do nível de maturidade dos empreendedores e das empresas também está evoluindo rapidamente. Já temos grandes exemplos de startups consolidadas no mercado.

O setor de tecnologia cresceu 15,03% em relação ao ano passado, e já representa 23,8 bilhões de reais anuais de faturamento, empregando 76,7 mil pessoas diretamente. Riqueza gerada no estado, com baixo impacto ambiental e altíssimo retorno social. 

E como a sua empresa pode se beneficiar de tudo isso?

É importante estar atento e conectado ao ecossistema de inovação. Conectar-se com as iniciativas e eventos dos centros de inovação, conhecer as startups da sua região, conectar-se com os empreendedores, com as instituições de ensino e o governo. 

E também é preciso ter uma evolução da atitude da empresa, buscando mais interação com o mercado. Uma das maneiras é praticar o conceito de Inovação Aberta. 

Isso significa não tentar resolver sozinho todos os problemas dentro da empresa, mas buscar no mercado, junto a startups, soluções que atendam as necessidades do negócio. Existe uma infinidade de oportunidades que estão disponíveis, e podem acelerar o crescimento da sua empresa resolvendo problemas reais. 

Isso pode ser feito de forma orgânica, participando de eventos e gerando conexões, ou de forma mais estruturada, criando programas de inovação aberta com objetivos claros, promovendo hackatons e gerando projetos de inovação de forma consistente. Essas iniciativas podem gerar resultados surpreendentes. 

Muitas empresas têm colocado em prática a Inovação aberta e conseguido soluções mais simples, rápidas, baratas e eficientes para problemas de produtos, serviços e processos. E, em um cenário de mercado cada vez mais competitivo e acelerado, é fundamental ter essa agilidade e eficiência. 

A transformação dos negócios está acontecendo agora. Fique atento às oportunidades e pratique inovação aberta na sua empresa. E ajude a fortalecer ainda mais o ecossistema de inovação de Santa Catarina!

Compartilhe

Estrategista de marcas, especialista em inovação de marketing e fundador da Nexia Branding.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail