Santa Catarina é um dos estados mais inovadores do país. De acordo com o Índice de Inovação do Brasil, o estado ocupa a 2ª posição no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo.
Este desenvolvimento tecnológico é impulsionado por uma série de fatores, como a forte presença de universidades e institutos de pesquisa, a alta qualificação da mão de obra e o apoio da indústria e governo estadual.
Para estar em conexão com o desenvolvimento tecnológico do estado, o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) está lançando uma vertical focada na transformação digital para suas empresas associadas.
A vertical será composta por três representantes das empresas associadas a plataforma que estão à frente da transformação digital em suas respectivas organizações: Arthur Píres, head de novos negócios da Beagle, Jônatas Henry S. Schmitt, gerente de transformação digital da Brandili, e José Steffen, head de transformação digital e TI da Karsten.
O objetivo é identificar oportunidades de inovação, promover a colaboração entre os diferentes atores do ecossistema de inovação e disseminar conhecimento e novas práticas sobre tecnologias emergentes para os associados.
“O desenvolvimento tecnológico é essencial para a competitividade das empresas catarinenses. A comissão especial da vertical vai contribuir para que as empresas associadas tenham acesso às melhores práticas e tecnologias disponíveis”, afirma o presidente do SCMC, Fernando Siebert.
A Vertical Transformação Digital será lançada no dia 19 de setembro, às 19h, no Centro de Inovação Blumenau, e traz Roni Cunha Bueno para uma palestra marcando sua abertura.
“Observamos uma resistência significativas em algumas áreas das empresas em adotar novas tecnologias. A cultura organizacional atual pode estar dificultando a adoção das mudanças tecnológicas necessárias para sustentar o crescimento e a inovação”, destaca.
A vertical terá um encontro por mês até novembro, com continuidade em 2024. Os encontros são exclusivos para associados ao SCMC.
Imersão em IA Generativa
Paralelo a vertical, o SCMC traz a Blumenau o primeiro evento prático sobre Inteligência Artificial para empoderar profissionais das suas empresas associadas das áreas de criação, desenvolvimento de produto e marketing com o que há de mais inovador em tecnologia, metodologias e ferramentas para gerar mais produtividade, agilidade e eficiência no dia-a-dia.
Em formato hands on, os participantes testarão diversas plataformas e já podendo, inclusive, aplicar em sua empresa no dia seguinte. A imersão será mais do que conhecer as principais tecnologias de IA da atualidade.
Na condução deste evento, teremos o especialista em IA, Leonam Nagel, que está entre as maiores autoridadesdo assunto no estado.
A imersão terá duas edições: 28 de setembro, e dia 3 de outubro, ambos das 9h às 20h, no auditório do Centro de Inovação Blumenau.
SOBRE O SCMC
O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) é uma plataforma colaborativa que conecta empresas e universidades de moda e design para capacitar pessoas, fomentar a inovação, estimular ambientes pulsantes e ressignificar protagonismos. Em 18 anos de atuação, mais de 50 empresas catarinenses já passaram pelo SCMC e 25 instituições de ensino aderiram à plataforma através da participação dos seus alunos.
Atualmente, 27 empresas fazem parte da plataforma: Altenburg, Audaces, Beagle, Blumenau Iluminação, Brandili, Cia. Hering, Círculo, Coratex, Dalila Têxtil, Delta Máquinas Fakini, Fundação Hermann Hering, Gerson Otto Empresarial, Grupo Cristina, Grupo Kamylus, Grupo Marlan, Grupo Romitex, HI Etiquetas, Karsten, Keiser Moda Intima, Meias LOA, Marisol, Oceano Surf Wear, Tecnoblu, Têxtil Lab, TonyFun e TRTêxtil.