Siga nas redes sociais

Search

A potência da inovação aberta e o aprimoramento do ecossistema

Foto: divulgação.

Por Abraão José da Silva, Head de Inovação da Innoway.

Nas últimas semanas, ocorreu o Startup Summit 2023, um renomado evento do ecossistema de startups no Brasil. Organizado pelo Sebrae com o suporte da plataforma Sebrae Startups, da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), o evento reuniu milhares de empreendedores, investidores e inovadores. Esta foi a edição mais grandiosa, com recordes de vendas e ainda mais integração entre os participantes. 

Com palestrantes renomados como Eric Ries, escritor e empreendedor do Vale do Silício, o dinâmico Felipe Titto, a inspiradora Deborah Perry Piscione, e líderes visionários como Daniel Moczydlower da Embraer, Romero Rodrigues um dos fundadores do Buscapé e o empreendedor André Street da Stone. O evento foi uma verdadeira fusão de insights e tendências do mundo das startups e inovação. A lista de oradores era simplesmente estelar, incluindo Juliano Tubino da TOTVS e RD Station, Vinicius Roveda da Conta Azul e o notável escritor Tim Ash entre muitos outros.

No ambiente colaborativo do Startup Summit, os corredores estavam repletos de discussões e trocas entre especialistas. Era evidente que, neste novo mundo, a colaboração é a chave para a inovação. A ligação crescente entre tecnologia e experiência humana está se aprofundando, e em breve, não conseguiremos distinguir pois elas se tornarão uma só.  No contexto da sustentabilidade, as principais empresas do setor apresentaram suas soluções inovadoras voltadas para sustentabilidade. O futuro é verde, e as empresas que não se adaptarem a essa onda serão deixadas para trás. 

Além disso, o Sebrae apresentou uma grande novidade: o Observatório Sebrae Startups. Uma plataforma digital introduzida durante a edição do Startup Summit. Essa ação é apenas uma entre várias iniciativas do Sebrae voltadas ao fortalecimento e apoio do ecossistema de inovação nacional. No Observatório, os usuários têm acesso a estudos, análises de mercado, legislação e informações sobre caminho no segmento. 

A oportunidade de estar rodeado por tantas mentes brilhantes e inovadoras é única. O intercâmbio de ideias, a chance de fazer networking com líderes do setor e a possibilidade de aprender com os melhores do mercado são experiências inestimáveis. O ambiente é eletrizante, cheio de energia e inspiração.

No mapeamento do ecossistema de inovação da Grande Florianópolis, o ICR (Innovation Culture Report) foi realizado no final de 2022. Encontramos insights valiosos sobre a contribuição desse ambiente para a conexão entre empreendedores, startups e tecnologias-chave. O poder de inovação destacou durante o evento a robustez do ecossistema, evidenciando a capacidade adaptativa e intraempreendedora dos colaboradores, assim como das lideranças, estratégias e alta competitividade. Em outros aspectos, houve notável aceitação quanto ao desenvolvimento de profissionais inovadores (80% de concordância), impacto social positivo (84% de concordância) e propagação de negócios inovadores (83% de concordância). Essas estatísticas realçam como a sinergia entre corporações e startups pode impulsionar a cultura de inovação, enfatizando experimentação e adaptabilidade, sempre considerando a magnitude das grandes empresas para aproveitar ao máximo a inovação aberta.

Após esta incrível jornada no Startup Summit 2023, fica evidente o papel transformador que as startups e a inovação têm no cenário atual e futuro dos negócios. Estar imersos nesse ecossistema fortalece nosso compromisso de fomentar e ser parte dessa revolução. Agradecemos a todos que nos acompanharam nessa trajetória e reiteramos nosso convite: junte-se a nós na busca contínua por soluções inovadoras, moldando juntos um futuro mais conectado, sustentável e próspero.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail