Com mais de 141 anos de história, a Döhler planeja ampliar sua presença no Brasil e um dos focos é o segmento de hospitalidade. Hoje, esse mercado corresponde a 10% dos negócios da empresa, que tem sede em Joinville.
Em seu parque fabril de 225 mil m² produz artigos para casa (cama, mesa, banho e decoração), além de tecidos para mobília, indústria de calçados e soluções para os setores hoteleiro e hospitalar.
São cerca de 1.400 toneladas de tecidos produzidas todo o mês e vendidos em todo o Brasil e em mais de 20 países.
Para ampliar a presença no segmento de hospitalidade, a empresa está reposicionando sua marca com o lançamento da Döhler Pro, durante a Equipotel 2023.
Durante a feira, que acontece entre 19 e 22 de setembro em São Paulo, a empresa fará o pré-lançamento de uma linha de produtos sustentáveis voltada para o segmento de hospitalidade (hotéis, hospitais, resorts). Um dos principais lançamentos é a cortina Renove, feita a partir de fios de garrafa PET retiradas do meio ambiente.
A empresa deve ampliar o portfólio da família ECO com blackout, colchas e roupas de cama que têm fios reciclados de garrafa PET em sua composição, além de tecidos de decoração para móveis com acabamento vegano de repelência a líquido, toalhas de banho com fibra recuperada e roupas de cama inteligentes que dissipam o suor e oferecem maior conforto térmico.
Sustentabilidade, inclusive, é um dos principais pilares da empresa para o crescimento nos próximos anos. A empresa estima dobrar de tamanho nos próximos 10 anos e avalia que os produtos ECO terão papel fundamental nesta expansão, considerando a demanda acelerada deste perfil de produto.
“A Döhler já é reconhecida globalmente pela qualidade de seus produtos, pela ética e práticas responsáveis. O que se busca é consolidar a companhia cada vez mais como líder do mercado nacional com focos em inovação e sustentabilidade. Queremos, sobretudo, agregar valor à marca dos nossos clientes e fazer com que seus hóspedes tenham a melhor experiência de hospitalidade”, explica Marco Aurélio Braga, head de comunicação e marketing da companhia.
A empresa mantém projetos com o apoio da Finep que contemplam, entre outras coisas, o desenvolvimento de tecidos mais sustentáveis e a melhoria nos processos para otimização dos recursos naturais.
A estamparia digital da empresa, que já responde por 18% da produção, é um equipamento moderno que quase não usa água nem gera efluente e confere alta definição às estampas.
A empresa mantém, ainda, 425 mil m² de reserva arborizada, possui mais de 2,3 mil painéis fotovoltaicos instalados em sua fábrica, sendo um dos maiores parques solares de Santa Catarina e reaproveita 40% de toda a água empregada na produção.