Siga nas redes sociais

Search

Programas de pré-incubação da Sapienza vão formar mais de 450 startups

Compartilhe

Foto: divulgação.

Por Geraldo Campos, CEO da Sapienza, e Luciano Bitencourt, jornalista

Programas de pré-incubação são muito importantes para o ecossistema de inovação. Não só pelo suporte e a orientação no desenvolvimento de negócios ainda em fase de ideação, mas especialmente pela oportunidade de formar empreendedores capazes de minimizar os riscos e potencializar resultados.

A pré-incubação, etapa em que os empreendedores ainda não têm um negócio formatado, é ideal para prepará-los no sentido de compreender como a jornada pode ser menos espinhosa quando o planejamento e a gestão são parte do processo de desenvolvimento de um projeto de inovação bem estruturado.

De acordo com o Sebrae, em recente estudo, planejamento e gestão se somam ao despreparo pessoal dos empreendedores quando uma empresa fecha as portas. Os dados também apontam que empreendimentos incubados correm menos riscos de fechar, justamente pelo apoio que recebem na consolidação do negócio.

Temos percebido que a pré-incubação é uma etapa essencial no ecossistema de inovação porque é a oportunidade de os futuros empreendedores ganharem capacitação não só para o negócio em si, mas especialmente para a compreensão da jornada que vão enfrentar e seus maiores desafios”, avalia Eloisa Johann, head da Sapienza.

Só neste ano, a empresa vai rodar 20 programas de pré-incubação, impactando mais de 450 startups. É um número, contudo, que não representa o potencial da Sapienza, capaz de atender pelo menos o dobro no período.

A metodologia usada nos programas, premiada pelo SEBRAE Nacional e pela Endeavor Brasil, é reconhecida pelos parceiros por permitir a customização dos passos do processo, em função de sua estrutura modular, acessível em plataforma digital e organizada para a avaliação de todas as etapas da jornada empreendedora.

Dar suporte ao desenvolvimento de negócios enquanto ajuda a formar perfis empreendedores mais preparados para prosperar em um ecossistema complexo e cheio de desafios é uma expertise que pede estratégias diferenciadas e uma percepção mais sensível do mercado. Por isso os programas também contam com mentores, palestrantes e convidados com experiência acadêmica, de mercado e empreendedora.

Universidades, empresas, centros de inovação, incubadoras e governos têm buscado a Sapienza para customizar programas de pré-incubação mais adequados às próprias necessidades e demandas. Usada já por mais de 5 mil startups, a metodologia consolida o movimento de desenvolver negócios mais sustentáveis com o fortalecimento da educação empreendedora.

Em um cenário que projeta só em Santa Catarina o faturamento de R$ 1,2 bilhão para empresas instaladas nos Centros de Inovação em 2023, incluindo as pré-incubadas, pensar na efetiva capacitação de futuros empreendedores é essencial.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail