Siga nas redes sociais

Search

Empresa conquista selo máximo de construção sustentável em nova sede

Compartilhe

Foto: Daniel Conzi/divulgação.

Seguindo o movimento de revitalização do centro histórico de Florianópolis, a AltoQi, que atua com soluções tecnológicas para a construção civil, passa a integrar o coração da cidade.

A empresa, que por muitos anos esteve na SC-401, famoso ponto de inovação na capital, inaugura sua sede no antigo edifício da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Codesc), em um imóvel totalmente renovado com apoio das soluções da empresa. 

O prédio passou por um processo de retrofit, mantendo sua estrutura original, mas ganhando melhorias hidráulicas, elétricas e de acabamento para dar lugar a um espaço de trabalho que atende às necessidades do modelo híbrido de atuação. A obra foi desenvolvida com apoio da metodologia BIM, que permite a gestão digital de todas as etapas do projeto.

Além disso, a reforma conquistou o Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) em nível máximo. O sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações é utilizado em mais de 160 países e busca promover melhor projetos de maior qualidade para o meio-ambiente e para as pessoas.

Para conquistar o selo, a empresa precisou implementar, desde a etapa de projeto, adequações para implementar painéis solares fotovoltaicos, sistema de captação de água da chuva com 6 mil litros de capacidade, sistema de troca de ar e monitoramento de gás carbônico, por exemplo.

A líder de produto na empresa, Karine Souza, explica que atingir esse nível de certificação é algo raro em projetos de reforma:

Geralmente, são os projetos novos que alcançam certificações tão altas, já que a reforma impõe mais desafios de adaptações. Para implementar os painéis solares, por exemplo, foi preciso reformar a cobertura. Esse tipo de detalhe precisa ser pensado nas  fases mais iniciais do projeto”.

O CEO da empresa, Felipe Althoff, destaca a preocupação em tornar o espaço um ambiente de trabalho preparado para a jornada híbrida:

O bem-estar dos colaboradores também é essencial na etapa de avaliação para a certificação. Além disso, o design também reflete esse cuidado. Priorizamos os espaços abertos para estimular as trocas entre os colaboradores, montamos salas de reunião adequadas para o formato híbrido e tomamos cuidado para construir um ambiente em que as pessoas se sintam confortáveis”.

Para o presidente do conselho da AltoQi, Rui Gonçalves, o novo espaço além de contribuir para a renovação da região, é um referencial sobre os impactos da transformação digital no segmento da construção civil:

Nosso novo prédio é o cartão de visita das nossas soluções e do uso da metodologia BIM. Além disso, é um projeto que vem ao encontro do nosso posicionamento de mercado. Neste ano, adotamos o conceito de “empreendimento vivo”, que visa aproveitar os impactos positivos da tecnologia no setor”.

Por meio do conceito “empreendimento vivo”, a empresa catarinense quer estar à frente na transformação digital que envolve a  construção civil, nacionalmente e a nível Latam, uma das metas para este ano.

De acordo com o CEO, com esse novo conceito, as soluções de software e plataforma permitem que haja a correspondência entre o digital e o físico, no ciclo de vida de uma edificação, projeto, construção e manutenção.

Ele também destaca a expertise na metodologia BIM como um dos grandes diferenciais da empresa. A partir de 2024, as licitações de obras e serviços de engenharia e arquitetura públicos, em todas as esferas, passam a ter que ser preferencialmente em BIM. 

No país, somos a única com a metodologia BIM de acordo com as normas brasileiras, do projeto à gestão da informação e de custos. O pioneirismo está no cerne da nossa atuação, e vamos trabalhar para continuar entregando serviços inovadores e relevantes para o dia a dia dos nossos clientes”, finaliza.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Receba notícias no seu e-mail

Leia também