Search

Os insights de O que te Impede, escrito por Tiago Vailati

Escrito pelo empreendedor, investidor e mentor Tiago Vailati, também colunista do Economia SC, o livro O que te Impede mostra a trajetória e práticas dentro da Hiper, no qual ele fundou. Trata-se de uma obra bem didática, com exemplos do dia a dia que podem servir de inspiração para engajar times e formar lideranças com um olhar mais aguçado. O livro foi recém-lançado e coloquei no topo da lista das minhas leituras para não perder o timing. Aliás, se você ler ou já leu, aproveite para deixar seu feedback nos comentários! 

Abaixo, compartilho os trechos que mais achei interessantes:

Página 13: O que te impede? Já faz algum tempo que o homem pisou na Lua e hoje, falamos em habitar outros planetas. Temos feito enormes avanços na medicina, na tecnologia e na forma como vivemos. Somos surpreendidos a todo momento com criações transformadoras, feitas por pessoas como eu e você.

Página 13: O grande sentido está em levantar a cabeça sempre que a vida te derrubar. 

Página 15: Você nunca sabe quão desafiador será até começar a trilhar seu caminho. 

Página 17: Assuma que a jornada será longa e as provações serão muitas,. São nos momentos de maior tensão, quando os desafios parecem pesados demais, que o propósito mostra sua importância e você percebe o quanto é forte. 

Página 22: Perder o foco pode ser desastroso.

Página 23: O que é realmente bom e que tem importância volta para você e pula alto no seu caminho, chamando a sua atenção. 

Página 23: Tem muita embalagem bonita com conteúdo pobre. O que falta para a maioria dos negócios é alma. 

Página 24: Para fazer diferente você não precisa de uma ideia revolucionária, você não precisa ser um unicórnio, nem ser capa de revista ou destaque nos portais de empreendedorismo. Você só precisa se diferenciar da multidão, não sendo mais do mesmo.

Página 26: […] há sempre um jeito melhor, mais barato, mais simples de se resolver um problema. 

Página 31: A cultura de cuidar dos resultados é um dos legados mais valiosos para a continuidade de todo negócio.

Página 39: É quando o negócio começa a dar certo que você percebe que criar um negócio requer muito mais energia do que você havia imaginado,

Página 43: Para fazer com excelência boa parte das coisas que fazemos na vida, um período de longo de preparo é essencial.

Página 43: Coisas relevantes levam tempo para serem feitas.

Página 43: Conhecimento amplo e reputação se constroem com tempo, muita dedicação e uma disciplinada postura de serventia. 

Página 45: Antes de se tornar essencial é preciso ser importante. Importância vem a partir do respeito. E respeito conquista-se com o tempo. Isso merece um reforço: respeito não se impõe, conquista-se por meio de atitudes consistentes. E isso leva tempo.

Página 60: As melhores pessoas (e profissionais) que eu conheço são frutos de muita energia dedicada em crescer no âmbito de suas habilidades, souberam reconhecer onde havia espaço para evolução e, ao longo do tempo, agiram para melhorar. 

Página 63: Comece cedo a desenvolver uma rede de contatos qualificada, tanto com empreendedores que estejam em estágios semelhantes ao seu quanto empreendedores mais experientes, mentores e pessoas do seu mercado. 

Página 65: Grandes negócios não são medidos pelo número de pessoas, faturamento ou metros quadrados de suas instalações. Mais do que isso, grandes negócios são aqueles que impactam com expressividade seu mercado. No fim, o que importa de verdade é impactar e transformar. 

Página 67: Não adianta ter uma bela capa se o conteúdo não atender às expectativas.

Página 69: […] gente boa faz acontecer.

Página 79: Para sermos dignos de grandes coisas, devemos ser humildes para fazer coisas simples.

Página 84: Uma bela embalagem chama a atenção e tem o poder de nos conquistar. Mas é o conteúdo que nos mantém consumindo.

Página 97: Todo negócio que deu certo veio de uma ideia bem executada. A ênfase na afirmação anterior está em executar bem e não em ter uma boa ideia. Excelência na execução só é possível com gente de alto nível. Como prefiro chamar: gente boa. 

Página 103: Grandes coisas nascem longe da zona de conforto.

Página 107: Autodesenvolvimento é ingrediente do sucesso profissional, afinal não somos grandes o bastante em tudo e sempre teremos algo a evoluir.

Página 108: Uma pessoa íntegra não abre mão de seus valores.

Página 141: Mais do que ser bem-sucedido devemos nos preocupar em sermos felizes.

Página 143: […] as empresas que dão certo estão cheias de pessoas que agem como empreendedores, combinando conhecimento, atitudes e o desejo de fazer acontecer.

Página 169: Vivemos num momento em que todos têm opinião sobre tudo. Com um celular na mão, qualquer amador vira especialista se autopromovendo por aí. Mas, apesar de tudo, quem manda são os dados, mesmo sob chuvas de opiniões, os dados sempre prevalecem.

Página 173: Comemorar as conquistas faz parte de uma cultura de resultados. Mais do que isso, eu considero que toda conquista deva ser comemorada, por menor que possa parecer. Só quem batalhou de verdade para chegar ao resultado sabe o quanto é bom ter seu mérito reconhecido.

Página 189: Um time de sucesso não é formado apenas por pessoas geniais.

Página 190: Pessoas com sangue nos olhos têm uma capacidade superior de se desenvolver.

Página 190: […] certas coisas somente podem ser feitas pelo próprio indivíduo.

Página 191: Todos nós somos capazes de criar novas versões  de nós mesmos em intervalos curtos de tempo.

Página 218: Mesmo com todas as técnicas, metodologias, ferramentas e boas práticas, o empreendedor desenvolve uma habilidade com o tempo que é poderosíssima: a intuição. 

Página 221: Para ser um empreendedor de sucesso, um líder de sucesso, enfim, ser uma pessoa bem-sucedida, você não precisa de sorte. Tudo o que você precisa é equilíbrio, mente sã e uma boa condição física. 

Página 223: Se você busca o sucesso, reflita sobre como anda sua disciplina. Pessoas inteligentes existem aos montes. Inteligentes e disciplinadas são mais raras de se encontrar. 

Página 229: O segredo está no esforço, na dedicação e no capricho. 

Página 230: Não importam as circunstâncias, não faça o que pode, faça o melhor. Se não der para fazer o seu melhor, diga não, negocie, mas não faça um trabalho nota 7. O mundo já tem medíocres demais. 

Página 233: Saber perder é o primeiro passo para se tornar um vencedor. 

Página 235: Sonhamos em ser tão bem-sucedidos quanto muitos dos casos de sucesso que acompanhamos, o que não devemos esquecer é que mais do que vitórias semelhantes, devemos estar dispostos a lutar em batalhas semelhantes. 

Página 241: A zona de conforto nunca produz grandes feitos.

Página 241: Empreender é diferente de abrir uma empresa, empreender é impactar.

Página 245: A principal habilidade de todo visionário é a audição, mas aplique um bom filtro e dê crédito para quem realmente já fez algo relevante. 

Página 245: As pessoas de sucesso foram atrás e fizeram as coisas acontecerem, apesar de todas as dificuldades. 

Página 267: O verdadeiro reflexo de ser considerado bem-sucedido é o tamanho do impacto que você causou a partir das transformações que tenha executado.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC/SP/PR, 4 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças 2023.

Leia também