Siga nas redes sociais

Search

3 razões para investir no desenvolvimento de profissionais na área da tecnologia

Foto: divulgação.

Por Diandra Ribas, CPO e COO da 3C Plus.

A área da Tecnologia está superaquecida e é uma bela porta de entrada para o primeiro emprego. E não pode ser diferente em cidades pequenas e fora dos grandes centros. Por isso, enquanto sócia, Chief People Officer (CPO) e Chief Operating Officer (COO) da maior startup da região de Guarapuava/PR, a 3C Plus, me sinto no dever de investir no desenvolvimento e incentivar outros empresários a fazer o mesmo. 

Contudo, mesmo sendo um setor com uma alta demanda de vagas, existe um déficit enorme de profissionais qualificados no mercado. Conforme pesquisa realizada pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), o Brasil pode ter, em 2025, uma carência de 797 mil profissionais da área.

Isso levanta um alerta: a necessidade de qualificar talentos para integrar essas vagas. Por isso, separei três razões para capacitar os cidadãos que vivem fora das grandes capitais na área da Tecnologia. Confira: 

1. Crescimento constante do setor 

A Tecnologia é fundamental na rotina pessoal e empresarial. Afinal, é comum andar com um smartphone no bolso, e provavelmente você está lendo esse texto em um aparelho eletrônico. Não conseguimos imaginar nossa vida sem a tecnologia, e por isso, o setor está a todo momento em expansão. 

A prova disso é o fato de que mesmo o Brasil sendo um país com altas taxas de desemprego e uma renda média mensal de R$1.320,00, ainda é um dos países mais digitais do mundo. Contraste esse que fica evidente quando analisamos o estudo produzido pelo Centro de Tecnologia Aplicada da Fundação Getúlio Vargas em 2022. 

Segundo a pesquisa, existem 447 milhões de dispositivos em uso doméstico ou corporativo em todo o país. Isso equivale a 2,1 aparelhos por pessoa. O estudo considerou aparelhos como computadores de mesa, notebooks, laptops, tablets e smartphones. 

Apesar de possuir esses números, a realidade tecnológica do país ainda está em desenvolvimento, e há uma enorme escassez de profissionais qualificados para desenvolver novos produtos. É essa a realidade que precisamos mudar. 

De acordo com um estudo feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo LinkedIn, durante a pandemia o setor registrou uma alta de 60% nas taxas de contratação quando comparado com o período pré-pandêmico. 

Assim, uma alternativa encontrada pelas empresas é de elas mesmas formarem e capacitarem os jovens para ocupar as vagas disponíveis. Hoje, as empresas são responsáveis por 42% das iniciativas de formação de profissionais. Conforme mostrou a pesquisa realizada pela Endeavor com 

patrocínio do iFood. 

Na 3C Plus, também focamos nessa estratégia de capacitação. O projeto Code Academy, selecionou 10 jovens da região para receberem uma bolsa

de estudos por três meses para aprenderem sobre a área da programação. Além disso, estamos desenvolvendo o Instituto 3C, que busca capacitar jovens que estão se formando no ensino médio para as áreas que mais contratam, como vendas, programação e atendimento. 

2. Crescimento econômico-social do município 

Ao investir nos jovens e capacitá-los, temos como resultado o crescimento socioeconômico de todo o município. Isso gera mais oportunidades para quem vive nessas regiões, e faz com que as cidades cresçam cada vez mais. Ao desenvolver municípios buscando transformá-lo, assim os cidadãos e a cidade crescem juntos, proporcionando às pessoas a opção de permanecer em sua cidade natal, sem a necessidade de procurar grandes centros para se profissionalizar. 

3. Fortalecimento do ecossistema de inovação 

Ao investir cada vez mais em tecnologia, um novo movimento ganha força, visibilidade e é impulsionado. Isso mostra aos jovens as oportunidades que estão perto e uma realidade diferente da que estão acostumados, visto que muitos deles não conhecem a área ou nem mesmo o que é uma startup. Além disso, proporciona aos jovens novos sonhos, de ocupar diferentes cargos e abrir o próprio negócio, por exemplo. 

Atualmente, na 3C+, temos o projeto Efeito Plus. Seu objetivo é apresentar aos jovens o que é uma startup, como ela funciona e os principais setores e cargos existentes. A nossa intenção é trazer conhecimento aos jovens que estão na fase de decidir a futura profissão após concluírem o ensino médio. Isso traz um esclarecimento de que não precisam sair da cidade natal, podem construir carreiras trabalhando com tecnologia.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail