Siga nas redes sociais

Search

Você sabe para onde sua marca vai em 2024?

Compartilhe

A Oktoberfest já começou. Isso significa que estamos na última fase do ano. Você já começou a fazer o planejamento de marketing para 2024?

Quais foram as lições aprendidas neste ano? O que você pode aprimorar para o próximo ano? Quais são os objetivos de marketing? Onde sua marca quer chegar?

Para planejar uma estratégia efetiva, é fundamental dedicar tempo, energia e foco para detectar oportunidades de mercado, compreendendo a fundo as mudanças de percepção, comportamento e de necessidades dos consumidores. 

Mas nada disso funciona se não houver objetivos bem definidos. Uma marca precisa de objetivos claros para ter sucesso. A partir dos objetivos, é possível definir as estratégias, detalhar as ações, determinar as métricas, e construir um cronograma consistente. Um plano é a base para ter uma atuação bem sucedida junto aos stakeholders.

O planejamento de marketing não é apenas uma formalidade corporativa. É o roteiro que define seu caminho para o sucesso nos negócios. É a bússola que orienta sua estratégia, suas táticas e sua alocação de recursos. 

A construção do plano é a oportunidade para avaliar com atenção o ambiente competitivo, analisar potencial de mercado, alocar recursos para novas mídias, e definir ações efetivas para atingir os públicos atuais e novos mercados. 

Infelizmente, ainda existem muitas empresas que não dão o devido valor a essa ferramenta fundamental, e seguem agindo sem planejamento. Isso me lembra a frase do Gato de Alice no País das Maravilhas: Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.

Mas o mercado não espera. A concorrência não tira férias. Quem não direciona suas ações de forma estratégica, acaba sendo direcionado pelas ações dos concorrentes.

E os consumidores? Bem, eles estão sempre prontos para a próxima grande oferta ou ação de marketing impactante. E reagem cada vez mais rápido, de forma positiva quando a marca oferece propostas de valor novas e coerentes, e de forma negativa quando a marca não age, fica na inércia e fica para trás. As pessoas estão abandonando as marcas com uma velocidade impressionante. E a tendência é esse fenômeno acelerar. 

Planejar com antecedência é o que diferencia os vencedores. É a distinção entre sobreviver e prosperar. Desde que o planejamento tenha bases sólidas, objetivos bem definidos e coerência interna para atender demandas. 

Não subestime a importância de um plano de marketing estratégico. É a espinha dorsal do seu próximo ano. É a estrutura que suporta suas iniciativas, que possibilita sua execução de forma eficaz. É o guia que direciona seus investimentos, suas mensagens e sua interação com os clientes. E, alinhado aos objetivos estratégicos da empresa, desdobra as ações de marketing e comunicação da forma mais eficaz, ao longo do tempo. 

Mas o planejamento não é imutável. Ele é uma base de trabalho para o ano, e deve ser reavaliado e ajustado constantemente, com agilidade, para se adaptar às mudanças com certeza vão acontecer no período. Não dá para prever todas as variáveis, mas dá para fazer uma boa aproximação e se adaptar. 

Então, meu conselho? Se você ainda não começou a traçar o plano de marketing para 2024, acelere. Reúna sua equipe, analise as tendências, compreenda seu mercado e crie uma estratégia que coloque sua marca no mapa do sucesso. E, se precisar de ajuda, chame profissionais especializados. 

Na minha experiência como consultor, orientando empreendedores e profissionais de marketing, planejar faz toda a diferença na construção de valor, na evolução da percepção da marca e, principalmente, nos resultados financeiros, com mais e melhores vendas.  

Aplicar o marketing de forma estratégica, com planejamento eficiente, é a chave para crescer no próximo ano. Aplique essa ferramenta e tenha sucesso no mercado. 

Compartilhe

Estrategista de marcas, especialista em inovação de marketing e fundador da Nexia Branding.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail