A toalha natural da Toalhas Atlântica, de Brusque, utiliza 55% menos água no processo de tingimento em comparação a uma toalha tradicional de cor clara.
Produzida com algodão das iniciativas Better Cotton Initiative e Algodão Brasileiro Sustentável que promovem o plantio sustentável, o produto se difere das tradicionais através do processo de beneficiamento que utiliza menos processos químicos.
Para isso, são feitas a lavagem e amaciamento com produtos naturais que acabam mantendo a cor natural do algodão, como explica a estilista Larissa Hort:
“O processo de fiação e tecelagem é o mesmo para todos os itens, a toalha Natural recebe apenas uma lavagem e amaciamento com produtos naturais, como é o caso do amaciante à base de arroz. O produto final pode sofrer alterações de cor conforme o local de plantio, época do ano e safra, resultando em toalhas únicas“.
Preocupada com o meio ambiente, a empresa está atenta aos processos de beneficiamento têxtil de forma a não impactar de forma negativa o ecossistema, também busca reutilizar ao máximo sua matéria prima criando peças diferenciadas para evitar desperdícios.
“A toalha Natural é a consolidação de uma preocupação da empresa com o meio ambiente, que era realizada apenas de forma interna, mas que não chegava até os consumidores. Essa toalha é um produto de nicho, que tem funcionado bem em lojas que já trabalham com produtos com essa pegada sustentável. Atendeu as expectativas que tínhamos com o lançamento e estamos contentes que, além do público de nicho, grandes lojistas apostaram no produto, que é uma novidade no segmento“, conclui.