Siga nas redes sociais

Search

People analytics e IA são tendências do RH para 2024

Igor Vazzoler Progic
Foto: divulgação

Por Igor Vazzoler, fundador e CEO da Progic.

O cenário do setor de tecnologia para gestão de pessoas é caracterizado por mudanças rápidas e contínuas. A digitalização e automação estão transformando fundamentalmente a forma como as empresas lidam com seus colaboradores.

No mês de setembro aconteceu o Peopletech Summit, evento online de tecnologia para gestão de pessoas que tem o intuito de refletir sobre essas mudanças do setor. O evento é organizado de forma colaborativa entre empresas associadas da ACATE, Associação Catarinense de Tecnologia, que é um dos maiores hubs de inovação do país.

O encontro, que contou com a participação de mais de 3000 profissionais da área, proporcionou um espaço valioso para especialistas, líderes e profissionais de RH debaterem as questões mais prementes do setor. Dentre as tendências que foram abordadas no evento, que são várias, tendo em vista as profundas mudanças que o setor está experimentando nos últimos anos, listei algumas para comentar com mais detalhes:

People Analytics e Inteligência Artificial

Não poderia falar de tendências de gestão de pessoas, ou de qualquer outro assunto na verdade, sem falar de inteligência artificial. O uso de análises de dados para medir o desempenho e a eficácia das estratégias de RH já é um tópico bem conhecido entre os profissionais do setor, porém a IA está chegando com força para potencializar essas práticas, para prever tendências, identificar candidatos adequados e personalizar a experiência dos funcionários como um todo. As discussões se concentraram nas implicações éticas e no potencial de melhoria da tomada de decisões.

Digitalização dos Processos de RH

As empresas estão cada vez mais adotando soluções tecnológicas para automatizar tarefas repetitivas de RH, dentro de suas diversas atribuições, como recrutamento, seleção, folha de pagamento e gestão de benefícios. A discussão abordou os benefícios da digitalização desses processo, como a maior eficiência do time, a redução de erros e, consequentemente, a elevação do papel estratégico do RH na empresa.

Aprimoramento na Jornada do Colaborador

A satisfação, o bem-estar e a experiência do funcionário em toda a jornada corporativa, desde o processo seletivo, até o seu desligamento, se tornaram foco central para os profissionais de gestão de pessoas. O evento abordou como as tecnologias podem ser usadas para criar ambientes de trabalho mais inclusivos e agradáveis, promovendo o engajamento e a retenção em toda essa jornada.

Valorização da Comunicação com os Colaboradores

Também não poderia deixar de falar na comunicação com os colaboradores, setor que é a especialidade da Progic e que ganhou muito destaque nos últimos anos. Os profissionais de RH estão cada vez mais cientes da importância de estabelecer uma comunicação eficaz e transparente com seus funcionários, o que envolve estratégias comunicacionais sólidas, com propósito e alinhadas aos objetivos e valores organizacionais, mensagens cada vez mais personalizadas, humanizadas e que coloca o colaborador como protagonista da mensagem e, é claro, muito tecnologia para apoiar toda essa execução de forma estratégica e em escala.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail