Siga nas redes sociais

Search

Co-branding e notoriedade: veja como usar essa estratégia de marketing

Foto: divulgação.

Talvez você já tenha usado a estratégia de co-branding para impulsionar sua imagem profissional e nem tenha se dado conta disso. Quer ver como? Quantas vezes você já se uniu a parceiros estratégicos, os famosos stakeholders, para uma live, uma palestra, uma gravação de vídeo ou mesmo uma entrevista para um veículo de comunicação?

Ah, Gisele, mas eu achei que co-branding era outra coisa. E é! Entretanto, estou trazendo aqui um ponto de vista diferente de como aplicar essa estratégia, partindo do princípio que eu e você, enquanto profissionais, também somos uma marca. E com isso você poderá ir além e conquistar mais notoriedade.

Co-branding é uma estratégia de marketing que envolve a parceria com outra empresa para promover ambas as marcas simultaneamente e atingir um público-alvo em comum. Geralmente, essa parceria é realizada por meio da criação de produtos ou serviços que envolvam as duas empresas.

Agora que entendemos o conceito de co-branding, quero te levar a pensar diferente para usar essa estratégia de marketing para alavancar sua carreira. A partir do princípio que somos uma marca, todas as vezes que “colamos” nossa imagem a alguém isso pode refletir o que as pessoas pensam a nosso respeito. Lembra daquela frase: diga-me com quem andas e eu te direi quem és?

Agora que entendeu isso, vamos juntas compreender mais um ponto de vista. Atualmente, a gente tem o hábito de sempre postar nos nas redes sociais o que fazemos e com quem estamos ou nos encontramos. Aquele café de negócios, as reuniões com parceiros, a chamada da live que faremos ou fomos convidadas, uma visita a um cliente, e por aí vai.

Pensa aqui comigo: se podemos induzir o que as pessoas pensam a partir do que postamos, por que não pensar estrategicamente as vantagens que teremos ao nos unir com determinados stakeholders? Sobretudo aqueles que fazem mais sentido ao nosso negócios? Cada uma de nós pode “construir” a notoriedade que deseja. Basta pensar no que deseja de fato!

Parece fácil falar assim né? Mas não é! Você terá que negar muitos cafezinhos ou trocas de ideias que mais roubam o teu tempo, do que ajudam de fato a divulgar o seu posicionamento profissional. Mas uma coisa eu te garanto, ao criar um planejamento certeiro, você irá atrair mais potenciais clientes e suas conversões serão cada vez mais certeiras.

Agora que já deixei claro aqui que o co-branding desempenha um papel fundamental na busca pela sua notoriedade; e que esta colaboração estratégica não apenas amplia o alcance e a visibilidade de ambas as marcas (você e seu stakeholder), mas também ajuda a construir uma notoriedade mais sólida e positiva; está na hora de você absorver umas dicas que vão te ajudar nessa missão.

Abaixo compartilho 5 vantagens da união entre marcas:

1) Expansão da audiência: Quando duas marcas se unem, elas combinam seus públicos-alvo, o que resulta em um alcance maior. Isso permite que ambas as marcas atinjam novas audiências e se tornem mais conhecidas em diferentes nichos de mercado.

2) Credibilidade reforçada: O co-branding muitas vezes envolve marcas que são bem estabelecidas e respeitadas. Ao se associar a uma marca de renome, sua própria credibilidade é reforçada. Isso é especialmente valioso quando se busca notoriedade, pois as pessoas tendem a confiar e prestar mais atenção a marcas com as quais já estão familiarizadas.

3) Diferenciação no mercado: A colaboração entre marcas permite a criação de produtos ou serviços únicos e inovadores. Isso ajuda a se destacar em um mercado saturado, chamando a atenção da mídia e dos consumidores. A notoriedade é frequentemente conquistada por aqueles que oferecem algo especial e memorável.

4) Compartilhamento de recursos: O co-branding não se limita apenas à combinação de reputações; também envolve o compartilhamento de recursos. Isso pode reduzir custos de marketing e produção, permitindo investir mais em estratégias que aumentem a notoriedade.

5) Emoções e histórias: O co-branding cria histórias emocionais. As colaborações muitas vezes têm uma narrativa interessante por trás, como a união de forças para resolver um problema comum. Essas histórias cativam o público e aumentam a notoriedade de ambas as marcas.

Em resumo, o co-branding é uma estratégia poderosa para conquistar notoriedade, uma vez que proporciona uma maior visibilidade, credibilidade reforçada e diferenciação no mercado. Quando feito com sucesso, pode impulsionar o reconhecimento e o respeito pelo público, ajudando a construir uma notoriedade sólida e positiva para todas as marcas envolvidas.

O que falta para você virar essa chave? Se tiver dúvidas sobre notoriedade, comente aqui embaixo! Te vejo semana que vem! Forte abraço.

Compartilhe

Empresária, palestrante, consultora, mentora e especialista em notoriedade. Mais de 20 anos de experiência em comunicação, notoriedade e marketing digital. Sócia fundadora e CEO na @halonotoriedade e fundadora do projeto educacional @vocemaisnotavel.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail