Siga nas redes sociais

Search

Na lista das 100 Startups to Watch, Coleção.Moda quer internacionalizar solução

Foto: divulgação.

Em outubro, a Pequenas Empresas e Grandes Negócios (PEGN) divulgou sua 6ª edição da lista de 100 Startups to Watch, destacando os negócios mais promissores do ecossistema nacional. As empresas foram selecionadas de acordo com o grau de inovação, potencial de mercado, negócio e escalabilidade, equipe e maturidade da solução. A Coleção.Moda, de Florianópolis, é uma das oito startups catarinenses que protagonizam a lista.

O Economia SC Drops conversou com Thiele Biff, co-fundadora e diretora comercial da empresa, para saber da trajetória até o recente destaque nacional. Confira abaixo:

Como surgiu a ideia da empresa?

Thiele: O conceito do Coleção.Moda nasceu durante o período em que exercia minha função como consultora de moda, criando coleções para uma variedade de segmentos de confecções. Percebi a necessidade premente de automatizar esse processo, uma vez que demandava um tempo significativo e a organização era um desafio constante. Em 2016, eu e meu marido concebemos a ideia de submeter o projeto ao programa Sinapse da Inovação. À medida que o processo seletivo avançava, decidimos trazer um terceiro sócio, Renan Heinzen, que passou a se dedicar integralmente à empresa ao meu lado. Juntos, combinamos nossas competências e demos início ao desenvolvimento da plataforma assim que o prêmio Sinapse se tornou disponível. Outros programas de aceleração também foram importantes na trajetória da empresa, como Startup SC, Inovativa Brasil e Berkeley.

Qual o balanço da empresa no último ano e expectativas para este ano?

Thiele: No último ano, a empresa teve um crescimento de 114%, e está projetando manter esse ímpeto com uma expectativa de crescimento de 100% para este ano. Esse rápido desenvolvimento resultou na inclusão de mais de 500 marcas até outubro. Entre essas marcas de renome, destacam-se gigantes do setor como o Grupo AMC Têxtil, Marisol S.A, Lupo S.A, Grupo Recco, Lojas Havan, além de outros nomes que desempenharam um papel crucial na expansão da Coleção.Moda.

Quais os diferenciais das soluções?

Thiele: A Coleção.Moda tem se destacado ao proporcionar um software de PLM fácil e intuitivo, que tem apresentado resultados significativos em termos de lead times para a indústria. Integrações com outros sistemas (ERPs, por exemplo), fácil adaptação ao modelo de negócio do cliente, foco no uso das estilistas e fácil gestão dos dados, tornam o CM único no mercado. Em 2023, a empresa revitalizou o projeto Donna, uma inteligência artificial que, integrada ao PLM, amplia a assertividade no processo criativo, oferecendo um gerador de imagens e estampas, além de análise cruzada de informações para embasar a tomada de decisões. Essa notável iniciativa reflete a constante busca da empresa por soluções de ponta, visando não apenas aumentar a eficiência, mas também impulsionar a criatividade e a tomada de decisões embasadas em dados na indústria da moda. É um exemplo inspirador de como a tecnologia está transformando a forma como a moda é concebida e produzida, abrindo caminho para um setor mais dinâmico e orientado por dados. Isso destaca a relevância das startups no cenário da moda e a importância de se adaptar às crescentes demandas de um mercado em evolução.

A empresa foi listada pela PEGN como uma das 100 Startups to Watch. O que esse reconhecimento representa para a startup?

Thiele: Certamente, figurar entre as 100 startups mais inovadoras do país é um feito notável para a empresa. Além de evidenciar a importância de empreendimentos inovadores na indústria da moda, essa conquista também fortalece a posição da empresa em relação aos principais players do mercado. Essa distinção não apenas reconhece o compromisso da empresa com a inovação, mas também sinaliza a crescente demanda por soluções tecnológicas na indústria da moda. Uma vez que foi a única do FashionTech listada. A inclusão no ranking das 100 startups mais inovadoras demonstra a capacidade da Coleção.Moda de se adaptar às mudanças do setor e sua dedicação em proporcionar soluções eficazes para os desafios atuais. Isso, por sua vez, reforça a importância de novos empreendimentos no cenário da moda, ao trazer à tona a necessidade de colaboração entre startups e os líderes consolidados da indústria, promovendo um ambiente de inovação constante.

Quais os próximos passos?

Thiele: A empresa está experimentando um crescimento notável, e sua trajetória ascendente está prestes a dar um salto significativo. Os próximos passos incluem a internacionalização do software, visando atender a mercados em outros países e expandir sua presença global. Com a ambição de alcançar a marca de 1000 marcas de moda atendidas até o final de 2024, a empresa está firmemente comprometida com sua missão de revolucionar o setor. Um dos principais diferenciais dessa jornada de sucesso é a avançada ferramenta de inteligência artificial, que tem se destacado, especialmente no que se refere ao cruzamento de dados. O dedicado time por trás desse empreendimento já tem um roadmap ambicioso traçado para os próximos meses, prometendo levar a empresa a patamares ainda mais altos no mundo da moda e tecnologia.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail