Siga nas redes sociais

Foto: divulgação.

Na lista das 100 Startups to Watch, Coleção.Moda quer internacionalizar solução

Em outubro, a Pequenas Empresas e Grandes Negócios (PEGN) divulgou sua 6ª edição da lista de 100 Startups to Watch, destacando os negócios mais promissores do ecossistema nacional. As empresas foram selecionadas de acordo com o grau de inovação, potencial de mercado, negócio e escalabilidade, equipe e maturidade da solução. A Coleção.Moda, de Florianópolis, é uma das oito startups catarinenses que protagonizam a lista.

O Economia SC Drops conversou com Thiele Biff, co-fundadora e diretora comercial da empresa, para saber da trajetória até o recente destaque nacional. Confira abaixo:

Como surgiu a ideia da empresa?

Thiele: O conceito do Coleção.Moda nasceu durante o período em que exercia minha função como consultora de moda, criando coleções para uma variedade de segmentos de confecções. Percebi a necessidade premente de automatizar esse processo, uma vez que demandava um tempo significativo e a organização era um desafio constante. Em 2016, eu e meu marido concebemos a ideia de submeter o projeto ao programa Sinapse da Inovação. À medida que o processo seletivo avançava, decidimos trazer um terceiro sócio, Renan Heinzen, que passou a se dedicar integralmente à empresa ao meu lado. Juntos, combinamos nossas competências e demos início ao desenvolvimento da plataforma assim que o prêmio Sinapse se tornou disponível. Outros programas de aceleração também foram importantes na trajetória da empresa, como Startup SC, Inovativa Brasil e Berkeley.

Qual o balanço da empresa no último ano e expectativas para este ano?

Thiele: No último ano, a empresa teve um crescimento de 114%, e está projetando manter esse ímpeto com uma expectativa de crescimento de 100% para este ano. Esse rápido desenvolvimento resultou na inclusão de mais de 500 marcas até outubro. Entre essas marcas de renome, destacam-se gigantes do setor como o Grupo AMC Têxtil, Marisol S.A, Lupo S.A, Grupo Recco, Lojas Havan, além de outros nomes que desempenharam um papel crucial na expansão da Coleção.Moda.

Quais os diferenciais das soluções?

Thiele: A Coleção.Moda tem se destacado ao proporcionar um software de PLM fácil e intuitivo, que tem apresentado resultados significativos em termos de lead times para a indústria. Integrações com outros sistemas (ERPs, por exemplo), fácil adaptação ao modelo de negócio do cliente, foco no uso das estilistas e fácil gestão dos dados, tornam o CM único no mercado. Em 2023, a empresa revitalizou o projeto Donna, uma inteligência artificial que, integrada ao PLM, amplia a assertividade no processo criativo, oferecendo um gerador de imagens e estampas, além de análise cruzada de informações para embasar a tomada de decisões. Essa notável iniciativa reflete a constante busca da empresa por soluções de ponta, visando não apenas aumentar a eficiência, mas também impulsionar a criatividade e a tomada de decisões embasadas em dados na indústria da moda. É um exemplo inspirador de como a tecnologia está transformando a forma como a moda é concebida e produzida, abrindo caminho para um setor mais dinâmico e orientado por dados. Isso destaca a relevância das startups no cenário da moda e a importância de se adaptar às crescentes demandas de um mercado em evolução.

A empresa foi listada pela PEGN como uma das 100 Startups to Watch. O que esse reconhecimento representa para a startup?

Thiele: Certamente, figurar entre as 100 startups mais inovadoras do país é um feito notável para a empresa. Além de evidenciar a importância de empreendimentos inovadores na indústria da moda, essa conquista também fortalece a posição da empresa em relação aos principais players do mercado. Essa distinção não apenas reconhece o compromisso da empresa com a inovação, mas também sinaliza a crescente demanda por soluções tecnológicas na indústria da moda. Uma vez que foi a única do FashionTech listada. A inclusão no ranking das 100 startups mais inovadoras demonstra a capacidade da Coleção.Moda de se adaptar às mudanças do setor e sua dedicação em proporcionar soluções eficazes para os desafios atuais. Isso, por sua vez, reforça a importância de novos empreendimentos no cenário da moda, ao trazer à tona a necessidade de colaboração entre startups e os líderes consolidados da indústria, promovendo um ambiente de inovação constante.

Quais os próximos passos?

Thiele: A empresa está experimentando um crescimento notável, e sua trajetória ascendente está prestes a dar um salto significativo. Os próximos passos incluem a internacionalização do software, visando atender a mercados em outros países e expandir sua presença global. Com a ambição de alcançar a marca de 1000 marcas de moda atendidas até o final de 2024, a empresa está firmemente comprometida com sua missão de revolucionar o setor. Um dos principais diferenciais dessa jornada de sucesso é a avançada ferramenta de inteligência artificial, que tem se destacado, especialmente no que se refere ao cruzamento de dados. O dedicado time por trás desse empreendimento já tem um roadmap ambicioso traçado para os próximos meses, prometendo levar a empresa a patamares ainda mais altos no mundo da moda e tecnologia.

Compartilhe o conteúdo

Leia também

Futurista Roger Spitz revela estratégias para enfrentar os desafios do futuro empresarial

sebrae empreendedorismo feminino 2023 marina barbieri economia sc drops

Os impactos do empreendedorismo feminino na economia brasileira

“Estamos apenas no começo de uma grande história”, diz Sabrina Fernandes, CEO da Bit Energy

Receba notícias no seu e-mail