Siga nas redes sociais

Search

Como essa startup está estancando a falta de mão de obra em tecnologia

Foto: divulgação.

Apesar do crescimento do setor de tecnologia, que segundo o relatório da Gartner, os investimentos no setor devem chegar a US$ 4,6 trilhões neste ano, representando alta de 5,1% em relação ao ano passado, o mercado, vive uma escassez de mão de obra qualificada.

Para driblar essa realidade, iniciativas como a StackX, de Joinville, trabalham na formação de novos profissionais de tecnologia. Desde a sua fundação, mais de 200 alunos concluíram os cursos e cerca de 93% deles estão trabalhando na área.

O Economia SC Drops conversou com Fabiano Dell Agnolo, CEO da StackX, para saber mais sobre como atua a startup. Confira abaixo:

Como surgiu a StackX e como ela atua?

Fabiano: A StackX é uma edutech, fundada em 2020, que forma desenvolvedores de software e prepara profissionais para o ingresso na área de tecnologia e programação. Com um modelo interativo e humanizado é a porta de entrada para pessoas que desejam se capacitar em linguagens de programação e nas mais modernas habilidades tecnológicas de software. Conta com um time de professores atuantes no mercado de trabalho com ampla experiência. A StackX conecta os alunos com as inúmeras vagas de trabalho disponíveis em todo o mundo, por meio de parcerias com relevantes empresas do setor.

Por que investir na formação de profissionais de TI? 

Fabiano: Há uma demanda latente em que vem crescendo em ritmo acelerado. É de amplo conhecimento a falta de profissionais qualificados, especialmente nas áreas que envolvem tecnologia, e em escala global. Por outro lado, observamos muitas pessoas desempregadas ou com sub-empregos obtendo baixos salários e baixa qualidade de vida. A StackX oferece um caminho viável e acessível para quebrar esse paradigma.

Segundo a ACATE, o déficit de mão de obra é de milhares de pessoas nos próximos anos. Como vocês veem esse cenário e como isso impacta a procura por capacitação?

Fabiano: O diagnóstico feito pela Acate é muito coerente com o cenário que observamos, o que configura em ótimas e abundantes oportunidades de trabalho qualificado. No entanto, a procura por qualificação nessa área não atende a demanda. É necessário quebrar alguns preconceitos em relação ao setor e tornar mais acessível e atrativo o desenvolvimento, e é exatamente isso que a StackX se propõe a fazer.

Ao mesmo tempo em que a demanda por profissionais aumenta, modelos como Low ou No Code também estão em crescimento. Isso impacta a busca de empresas por profissionais especializados?

Fabiano: A introdução e popularização de tecnologias Low Code e No Code vão tornar a atividade de desenvolvimento de software mais eficiente. Contudo, a necessidade de de conhecimento de lógica de programação continuará sendo demandada.

Como é a metodologia da StackX?

Fabiano: A StackX trabalha com 3 programas de ensino, sendo:

  • Programa Full Stack, para pessoas que desejam se tornar desenvolvedores de software e rapidamente iniciar a jornada profissional nessa área. Nesse programa há uma grande ênfase no desenvolvimento de lógica de programação, permitindo maior eficiência no aprendizado de linguagens de Front End e Back End. Com duração entre 9 a 12 meses (variando de acordo com o empenho do aluno), permite ao aluno ingressar como desenvolvedor a partir do sétimo mês.
  • Programa Teen, é projetado para jovens entusiastas da tecnologia com idade entre 14 e 18 anos, e que desejam aprender o desenvolvimento de software de forma divertida e interativa, preparando-se para uma profissão na tecnologia.
  • Programa +40, foi criado para profissionais em geral, com idade acima de 40 anos, e que desejam explorar o desenvolvimento de software, aprender conceitos essenciais de programação tornando-se profissionais mais completos e eficientes em suas áreas de atuação.

Existe um “perfil” que indique que a pessoa vai se identificar com o curso e, posteriormente, com a profissão?

Fabiano: Defendemos a tese de que todas as pessoas podem aprender e se tornar desenvolvedores de software, desde que se empenhem em aprender. Naturalmente, pessoas com mais facilidade em matemática e ciências exatas tendem a se identificar mais com a área de programação. 

Na visão da StackX, quais são as tendências do setor?

Fabiano: O setor deve continuar crescendo e em constante transformação. Novas linguagens, métodos e tecnologias continuam surgindo, ao mesmo tempo que as exigências dos clientes, tornando necessário o contínuo aprendizado.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail