Siga nas redes sociais

Search

Expansão acelerada e uma sociedade movida pela inovação

Compartilhe

Foto: Daniel Zimmermann.

Steve Jobs disse: inovação é a habilidade de ver mudança como uma oportunidade, não uma ameaça.

Vivemos em uma sociedade movida pela inovação. As pessoas desejam o novo, e recompensam quem oferece produtos e serviços que atendam seus desejos. E a evolução tecnológica está cada vez mais acelerada. Todo mundo percebe que estamos em um processo de aceleração em todos os níveis da vida. 

Notícias, redes sociais, relacionamentos, negócios, tecnologia… Tudo é impactado com velocidade cada vez maior. A sensação de ansiedade, de estar perdendo alguma coisa, é constante. E a tecnologia da informação é um dos motores dessa aceleração.

Começando com a Lei de Moore, criada por Gordon Moore, da Intel, para indicar que o poder de processamento dos transistores dobraria a cada 2 anos. E isso tem se mantido há décadas.

Além disso, o aumento gigantesco do volume de dados gerados pela humanidade. Você sabia que nos últimos 2 anos foram produzidos 90% do total de dados de toda história humana? E que daqui a 2 anos teremos o mesmo, e assim sucessivamente?

E um número ainda mais impressionante: Mustafa Suleiman, fundador da Deep Mind, afirmou que nos últimos anos, a capacidade de processamento de sistemas de Inteligência artificial foi multiplicada por 10 a cada ano. E vai continuar.

Isso significa que os modelos de treinamento de IA serão 1.000 vezes maiores em apenas 3 anos. Pare para pensar nisso: Se estamos encantados e assustados com o ChatGPT hoje, imagine com 1000 vezes a capacidade de processamento. 

O fato é que essa aceleração tende a aumentar ainda mais, dentro de uma nova curva exponencial de crescimento,muito maior, mais rápida e potencialmente muito mais transformadora que a curva exponencial da primeira era Digital.  

E sem falar do potencial dos computadores quânticos, que ainda estão sendo desenvolvidos em laboratório, e devem chegar ao mercado em alguns anos. Mais um salto gigantesco na capacidade de processamento e, com seus métodos quânticos de aproximação de resultados, a possibilidade real de alcançar a Super Inteligência Artificial, capaz de ter consciência. 

É um ritmo de crescimento numa escala que realmente é difícil de compreender racionalmente. Precisamos exercitar a imaginação, com muito critério para tentarmos conceber o que pode estar por vir no futuro. Futuro este cada vez mais próximo. 

O fato é que o fluxo de aceleração é inevitável, e temos que olhar para essas evoluções tecnológicas como oportunidades. Oportunidades para negócios e, principalmente, para melhorar a qualidade de vida das pessoas com soluções reais para os problemas da humanidade. 

É óbvio que, como toda nova tecnologia, há aspectos negativos. E, no caso da Inteligência Artificial, ao mesmo tempo que pode revolucionar indústrias inteiras, para alguns futurólogos, pode até mesmo destruir o planeta se não tiver algum tipo de contenção. Assim como a energia nuclear, que pode criar armas de destruição em massa que precisariam ser controladas por acordos internacionais, a IA vai precisar ter alguns limites bem estabelecidos para que a humanidade realmente possa se beneficiar sem maiores riscos. 

Com tanta aceleração, mudanças de paradigmas e transformação de bases tecnológicas, o que nós vamos ver é uma onda constante de novos produtos e serviços aplicando tecnologia. E vai ter sucesso quem entender as necessidades e souber satisfazer as pessoas. Tecnologia aplicada como um meio para melhorar a vida e entregar valor de verdade. É isso que vai fazer a verdadeira diferença hoje e no futuro. 

E você? Expanda sua percepção e aproveite essa incrível onda de oportunidades. 

Compartilhe

Estrategista de marcas, especialista em inovação de marketing, fundador da Nexia Branding e sócio-fundador do Fluxo.

Receba notícias no seu e-mail

Leia também