Siga nas redes sociais

Search

Automação Centrada no Cliente: Transformando a Jornada do Cliente por Meio de Processos Personalizados e Automatizados

Foto: GettyImages

A automação desempenha um papel cada vez mais significativo no mundo dos negócios, à medida que as empresas buscam oferecer experiências mais personalizadas e eficientes aos clientes

A jornada do cliente é o caminho que um cliente percorre desde o primeiro contato com uma empresa até a conclusão de uma compra ou a utilização de um serviço. Uma jornada do cliente bem-sucedida não apenas leva à satisfação do cliente, mas também à fidelização e ao aumento das receitas.

De acordo com uma pesquisa da McKinsey, as empresas que oferecem uma excelente experiência do cliente têm uma taxa de crescimento 1,5 vezes maior do que aquelas que não o fazem.

E é preciso ir ainda mais fundo. A personalização é um dos aspectos mais importantes da automação centrada no consumidor. Plataformas como a Bitrix24 permitem que a automação seja personalizada por meio de processos inteligentes, deixando a ferramenta de CRM mais adaptada às necessidades do negócio e do cliente.



Um exemplo é a automação do atendimento via WhatsApp. Atualmente, o Brasil é o segundo país com o maior número de usuários, sendo 147 milhões de contas no aplicativo. Além disso, 80% dos usuários já entraram em contato com empresas por meio do app.

Por esse grande fluxo, automatizar o processo de vendas na plataforma pode ser uma forma de economizar tempo e aumentar a eficiência do negócio. No caso da Bitrix24, a automação ainda conta com ferramentas de marketing, ampliando as possibilidades de automação, incluindo a publicidade nas mídias sociais.

Essas soluções avançadas também capacitam as empresas a coletar e analisar dados do cliente de forma mais aprofundada, permitindo uma compreensão mais refinada das preferências e comportamentos dos clientes. Isso, por sua vez, habilita uma personalização ainda mais precisa, tornando as interações mais relevantes e eficazes, solidificando o relacionamento com o cliente e impulsionando os resultados do negócio.

À medida que a tecnologia continua a avançar e as empresas se adaptam, é provável que a automação centrada no cliente desempenhe um papel ainda mais central na forma como as empresas interagem com seus clientes.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail