Siga nas redes sociais

Search

“Estamos apenas no começo de uma grande história”, diz Sabrina Fernandes, CEO da Bit Energy

Foto: Divulgação

Às vezes, o exemplo do empreendedor não vem de grandes nomes do mercado, mas de pessoas que não buscam a grandeza e os holofotes. Pessoas cuja índole fala por si. 

No caso de Sabrina Fernandes, co-fundadora e CEO da Bit Energy, de Blumenau, essa inspiração veio de casa, ao observar o avô em seus cuidados diários de jardineiro.

A partir daí, Sabrina entendeu que dedicação e gratidão eram peças-chave para uma jornada profissional de sucesso, que você conhece nesse Economia SC Drops especial em comemoração ao Empreendedorismo Feminino. Confira:

Como você decidiu se tornar empreendedora e qual foi a motivação por trás disso?

Sabrina: Minha decisão de me tornar empreendedora foi profundamente influenciada pela história do meu avô, um homem sábio que, apesar de sua humildade e pouco estudo, construiu uma vida próspera como jardineiro na WEG. Ele sempre foi um exemplo de gratidão e dedicação ao trabalho. Desde muito nova, eu sempre o admirei, e ao mesmo tempo, me questionava: ‘Por que ele não é o dono da WEG?’. Essa inquietação, que começou na minha infância, moldou meu desejo de trabalhar muito e buscar meus sonhos. Com apenas 14 anos, comecei a trabalhar na SODUFRIO, uma empresa especializada em refrigeração. No entanto, ao adquirir experiência fui percebendo que estávamos fazendo “mais do mesmo” no mercado. Movida pela dedicação e uma visão de transformação, desenvolvi junto aos meus sócios um modelo de negócios que transformou a SODUFRIO em um ecossistema de refrigeração. Aos 19 anos, iniciei minha jornada empreendedora com a SETCOLD, empresa especializada em manutenção de equipamentos refrigerados. Em poucos anos, a BIT ENERGY nasceu, startup especializada em monitoramento e controle online da refrigeração em supermercados e indústrias, com foco na redução de custos com manutenção e energia. As tecnologias da BIT ENERGY se tornaram essenciais para nossos clientes em todas as áreas, transformando significativamente os resultados de seus negócios. 

Como você vê o papel das mulheres no mundo dos negócios e como isso evoluiu ao longo do tempo?

Sabrina: Não apenas no mundo dos negócios, mas na sociedade em geral, as mulheres têm conquistado um espaço crescente ao longo das últimas décadas, houve um progresso significativo em direção à igualdade de gênero relacionado à inclusão no ambiente empresarial. Acredito firmemente que tanto homens quanto mulheres têm o potencial de desempenhar importantes papéis no mundo dos negócios, seja em cargos de liderança ou empreendendo. Tanto que nos últimos anos muitas mulheres vêm se destacando e se tornando referência em diversos setores. Buscamos promover essa diversificação também em nossa equipe, registrando um crescimento significativo da presença feminina nos últimos anos, mesmo em um ambiente predominantemente masculino, como é o setor de refrigeração.

Qual é a importância do networking e do apoio entre empreendedoras para o sucesso nos negócios?

Sabrina: Acredito fortemente no poder dos movimentos de empreendedorismo feminino como um ponto de partida para incentivar e encorajar mais mulheres a ingressar no mundo dos negócios. No entanto, vejo esses movimentos como um começo, uma vez que muitas vezes eles tendem a se concentrar em empreendimentos relacionados a setores associados ao universo feminino, como maternidade, beleza e autocuidado. A importância do networking e do apoio entre empreendedores, independentemente de gênero, não pode ser subestimada. Compartilhar experiências, acessar recursos, colaborar em parcerias, encontrar motivação e ganhar visibilidade são elementos cruciais para o sucesso nos negócios. É por isso que acredito que, para as mulheres conquistarem um espaço cada vez maior e progredirem profissionalmente, é essencial estabelecer conexões não apenas dentro de um universo exclusivamente feminino, mas também com empreendedores homens. A diversificação de nossa rede de contatos não apenas amplia as oportunidades de negócios, mas também proporciona uma perspectiva mais ampla e uma variedade de recursos valiosos. Ao colaborar com empreendedores de ambos os gêneros, podemos criar um ambiente empresarial mais inclusivo e equitativo, onde todos podem prosperar e contribuir para o crescimento e inovação nos negócios.

Quais são os principais obstáculos que as mulheres empreendedoras ainda enfrentam atualmente?

Sabrina: Seguindo a discussão anterior, percebo que um dos obstáculos para promover a igualdade de gênero no empreendedorismo está na tentativa de envolver mulheres nos negócios, mas separando-as dos homens. Recentemente, vivi uma situação desse desafio, não pude participar de um programa de aceleração com a minha startup, na qual atuo como CEO, devido ao requisito do edital que priorizava a predominância feminina na sociedade, o que me privou de uma oportunidade de crescimento. Na minha perspectiva, a verdadeira igualdade de gênero nos negócios significa tornar comum que homens e mulheres colaborem de forma equitativa. Sinto falta de ver mais mulheres em empreendimentos que foram predominantemente masculinos, como é na refrigeração. A diversidade de gênero não se trata apenas de criar ambientes exclusivos para as mulheres, mas de promover a inclusão em todos os setores, permitindo que talentos e ideias de todas as origens contribuam para o sucesso nos negócios. A verdadeira igualdade está em eliminar barreiras e preconceitos de gênero, em vez de criar novas divisões.

Como você vê a representatividade das mulheres em posições de liderança e como isso influencia o empreendedorismo feminino?

Sabrina: Como dizia meu avô, “o exemplo arrasta”, e isso se aplica perfeitamente à representatividade das mulheres em posições de liderança. À medida que vemos cada vez mais mulheres ocupando cargos de destaque, apresentando resultados e alcançando o sucesso, elas se tornam referências inspiradoras para outras mulheres.

Quais são suas fontes de inspiração no mundo dos negócios?

Sabrina: Atualmente minhas principais fontes de inspiração estão sendo empreendedores que já trilharam o caminho que estou trilhando com a BIT ENERGY. Participamos do STARTUP SC 2023 e tive a oportunidade de conhecer mentores que criaram suas startups do zero e já alcançaram grandes feitos e/ou até M&A, como Tiago Vailati, Marcos Buson, Dayane Prim, George Eich, Júlia Ghisi. Também posso citar: Flavio Augusto, Thiago Nigro, Camila Farani, Luciano Hang.

Quais são seus próximos planos e objetivos? 

Sabrina: Estamos apenas no começo de uma grande história, hoje estamos com o produto concluído na BIT ENERGY, clientes ativos e negociações importantes em andamento, por consequência esses mesmos clientes trazem receita e crescimento  a SODUFRIO e a SETCOLD que complementam o ecossistema que criamos. Toda nossa estrutura está pronta para crescer, agora nossos próximos passos é investidor em nos tornam mais conhecidos e escalar. E em um segundo momento pensar em internacionalização e novos nichos. Em paralelo, penso em contribuir para o ecossistema compartilhando minha experiência. 

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail