Siga nas redes sociais

Search

Sapienza fortalece ecossistema de inovação na Zona da Mata Mineira com primeira franquia

Compartilhe

Por Geraldo Campos, CEO da Sapienza, e Luciano Bitencourt, jornalista.

Para o professor e pesquisador canadense Louis Jacques Filion, empreendedor é alguém que “imagina, desenvolve e realiza visões”. É como a família Sales enxerga o potencial da Sapienza na Zona da Mata Mineira, região onde a primeira franquia da empresa passa a atuar.

Quatro sócios, já com experiência em administração de empresas e gestão de franquias, assumem o desafio de promover a educação empreendedora, o empreendedorismo e a inovação em uma área potencialmente promissora em negócios, mas ainda vocacionada, na maior parte dos municípios, para a agropecuária de autoconsumo.

A Zona da Mata Mineira no passado foi muito forte em setores econômicos como agricultura, pecuária leiteira e similares. Hoje essas atividades ainda são praticadas, mas perderam força. A região tem um grande potencial de futuro”, avalia Gustavo Sales.

Ele é concluinte de administração e acompanha os negócios da família desde muito cedo. A mãe, Adriana Sales, é especialista em gestão empresarial e sócia de uma empresa de contabilidade. Foi professora em cursos técnicos de gestão e empreendedorismo e participou de projetos que estimulam a cultura empreendedora em escolas estaduais de Minas Gerais.

Somam-se aos dois, Julia e Pedro Sales. Jornalista de formação, ela tem experiência em suporte e relacionamento com clientes. Já ele é formado em administração e atua como facilitador na interface entre sistemas gerenciais.

O desejo de compartilhar conhecimento e contribuir na transformação na vida das pessoas sempre esteve no radar da família. Agora, com a Sapienza, esperamos continuar essa tradição e fortalecer ainda mais esse aspecto fundamental da nossa história”, complementa Pedro

A Zona da Mata Mineira é uma região que hoje, segundo o Censo de 2022, tem cerca de 2,2 milhões de habitantes distribuídos por 142 municípios, 49,6 mil a mais do que em 2010. Juiz de Fora, onde a franquia da Sapienza está instalada, é o polo econômico de uma região empobrecida, segundo dados do IBGE e de estudos socioeconômicos.

A cidade de Juiz de Fora já possui um ecossistema de empreendedorismo e inovação atuante, com alguns atores desenvolvendo ações e projetos relevantes e que já causam impactos positivos na cidade e região. Na maior parte da Zona da Mata percebe-se que existem algumas ações nesse sentido, mas de forma isolada”, destaca Adriana.

A maior parte dos municípios fronteiriços da Zona da Mata Mineira faz divisa com o Rio de Janeiro, onde a família Sales também pretende atuar, por ser uma região com desafios semelhantes.

A proposta de desenvolver lá os programas da Sapienza tem o propósito de transformar a realidade local. Com suporte 100% online e metodologia premiada pela Endeavor Brasil e Sebrae Nacional, a franquia da Sapienza junta-se aos atores que já desenvolvem o ecossistema regional para fortalecer projetos e ações que ajudem a transformar a vida das pessoas e das organizações, compartilhando conhecimento, desenvolvendo competências e promovendo a cultura empreendedora.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail