Em 2016, quando a saúde mental ainda não era tão pautada nas empresas e na própria mídia, Rodrigo Roncaglio e Liana Chiaradia estavam dispostos a evoluir no assunto. Ambos designers, trabalhavam em agências antes de fundar a Guia da Alma.
“Começamos a buscar na internet e não encontramos um lugar que agregasse profissionais e que nos sentíssemos seguros nesse sentido. Foi nessa busca que vimos uma oportunidade”, conta o CEO da startup.
Quase sem concorrência na época, segundo Rodrigo, o tema era “tabu nas empresas”. Com a pandemia, o cenário mudou:
“O assunto passou a ser tratado como uma necessidade básica no ambiente de trabalho. Quando a pandemia começou, já tínhamos 4 anos de estrada e estávamos preparados”.
Na prática, as empresas contratam o serviço como benefício. Com isso, os colaboradores acessam a plataforma e tem à disposição centenas de profissionais que passam por uma curadoria de qualidade, além de conteúdos, meditação guiada, vídeos, entre outras funcionalidades.
“Criamos um algoritmo para ajudar o usuário na escolha da terapia ideal para cada momento. Um dos principais diferenciais do nosso negócio é a variedade”, explica.
Criada em Florianópolis, a plataforma manezinha é usada em todo o Brasil e por alguns brasileiros no exterior que querem fazer terapia em português. São mais de 200 clientes e 25 mil vidas atendidas.
Com uma equipe 100% remota, uma das novidades recentes é que foram investidos pela Bossa Invest e Sebrae/SC. Os recursos são direcionados para aprimorar produto e estruturação comercial.
“Em comparação com o ano passado, crescemos 80% em faturamento. A projeção do ano que vem é dobrar”, revela Rodrigo.
Além dos resultados mensuráveis do dia a dia de uma startup, o que chancela o esforço de empreendedores são os reconhecimentos. E não foi diferente com a Guia da Alma. Eles estão no TOP 3 do Startup Awards, considerado o Oscar do ecossistema de inovação e startups no país.
“Primeira vez que somos indicados como startup revelação do ano e representa uma conquista depois de tantos anos de dedicação e resiliência”, comemora.