Iniciativas que visam diminuir o impacto do ser humano no meio ambiente sempre chamaram a atenção pelo seu caráter inovador, mas poucas iniciativas conseguem romper a barreira do estudo e ir para o mercado. Uma delas é a DuMeio, instalada no Novale Hub – Centro de Inovação, em Jaraguá do Sul, e que lançou no mês de outubro o seu programa de crowdfunding, para arrecadar fundos e continuar com seu projeto de pesquisa e desenvolvimento.
Instalada na incubadora desde 2020, a empresa desenvolve o produto com base na celulose bacteriana, obtida por meio da fermentação de chás e que pode ser aplicada em acessórios, calçados e até em móveis.
De acordo com a Chief Marketing Officer (CMO) da empresa, Morgana Stegemann, nos últimos 4 anos a empresa estudou e desenvolveu o seu biotecido, o DuBio, por meio de uma técnica natural de fermentação de chás.
Durante esse processo uma película é formada e, após o tratamento adequado, transforma-se em um material têxtil com aplicabilidade semelhante ao couro. Agora, ela chegou a hora de colocar esse produto revolucionário à disposição de todos aqueles que buscam uma vida mais sustentável.
“Para transformar essa ideia em realidade, precisamos realizar um lote piloto, que será crucial para testar a viabilidade da produção em larga escala e garantir que nosso biotecido atenda ao padrão de qualidade mais elevado“, afirma.
A arrecadação funciona de forma similar às conhecidas vaquinhas, com cada participante contribuindo com um valor e tendo um retorno proporcional. No caso do crowdfunding, as recompensas podem ser desde uma amostra do produto a até chaveiros e carteiras produzidos com o biotecido.
Com os recursos, a empresa se tornará sustentável por até 6 meses, enquanto seguem os trabalhos de pesquisa, desenvolvimento e divulgação do produto. As colaborações podem ser feitas no link clicando aqui.