Siga nas redes sociais

Search

Paraná desponta como nova potência do mercado náutico brasileiro

Foto: Secretaria Municipal de Turismo de Foz e Fundo Iguaçu.

Com 78 atrativos de turismo náutico e 29 unidades de conservação abertas à visitação com rios, corredeiras, lagoas e lagos como Lago de Itaipu, um verdadeiro mar de água doce, com uma área de 1.350 km e 66 pequenas ilhas, o Paraná desponta como nova potência do mercado náutico brasileiro.

Prova do seu desenvolvimento é que o estado é o primeiro, do Sul, e segundo do país, em número de embarcações registradas, com 71.132 unidades e também é considerado o quarto polo náutico brasileiro, segundo dados da Associação Náutica Acobar.

Por isso, o Paraná foi escolhido para receber a primeira edição do Boat Show de águas doces do Brasil, o Foz Internacional Boat Show, de 23 a 26 de novembro, e os ingressos podem ser adquiridos neste link clicando aqui.

A movimentação econômica do evento no estado, junto às edições de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, deve chegar perto de R$ 1,5 bilhão em negócios no país este ano.

O Brasil tem mais de 35 mil km de rios e canais navegáveis e 9 mil km de margens de água doce, lagos e lagoas, portanto, um enorme potencial a ser explorado em vias interiores por navegadores, além da costa. A escolha no Paraná, e de mais especificamente de Foz do Iguaçu, para sediar o evento internacional também se deve à pujança da região, principalmente em termos turísticos e seu potencial como vitrine aos expositores”, avalia o presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik.

A região possui 5 iates clubes, sendo 3 no Rio Paraná, abaixo da barragem, e outros 2 acima, que reúnem cerca de 1 mil barcos.

O Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI), a 15 minutos de carro do centro de Foz do Iguaçu e a cerca de 30 minutos do aeroporto internacional da cidade, e com capacidade para receber até 300 embarcações de forma simultânea, foi o local escolhido para receber o Boat Show.

O potencial náutico da região é enorme, haja visto as águas que temos, Rio Paraná, Rio Iguaçu e o Grande Lago de Itaipu que é o maior da América Latina em volume de água. Estamos em uma tríplice fronteira, e isso favorece muito a náutica”, diz o comodoro do ICLI, Evandro Ferreira.

Durante o Foz Internacional Boat Show, importantes empresas náuticas do Paraná irão expor seus produtos. É o caso do estaleiro Triton Yachts, de São José dos Pinhais, que produz cerca de 60 embarcações por ano, sendo 40% da frota destinada ao Paraná e a Kapazi, de Almirante Tamandaré, que produz tapetes, capachos e pisos indicados para embarcações.

POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO

Com forte potencial de desenvolvimento, o estado do Paraná acaba de lançar o Fomento Turismo, Pesca e Náutica, destinado a fortalecer empreendimentos voltados ao turismo náutico e pesqueiro no estado, com recursos do Fungetur/Ministério do Turismo e Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE).

Uma das linhas de crédito dispõe de até R$ 500 mil para investimentos fixos e aquisição de bens, incluindo embarcações e capital de giro puro ou associado.

Podem ser atendidas empresas sediadas no estado e com atividade cadastrada no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, como marinas, estaleiros, entre outras.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail