Siga nas redes sociais

Search

Automatizando a inovação: Como a automação de processos impulsiona a criatividade e a adaptação nas empresas

Foto: Getty Images

A automação de processos está desempenhando um papel crucial na transformação das empresas, permitindo maior criatividade e adaptabilidade em um cenário empresarial em constante evolução. 

A Inteligência Artificial é um recurso que impulsiona ainda mais a busca pela automação. O estudo “The State of Automation Professional”, conduzido pela UiPath, empresa mundial em automação, identificou que 80% dos profissionais de automação planejam ou desejam incorporar recursos de IA em seus processos de automação. Atualmente, 12% dos respondentes já incorporaram IA em todos os seus processos de automação e pretendem continuar fazendo isso no futuro. A pesquisa ouviu, entre março e maio deste ano, 1639 profissionais de diferentes indústrias e regiões do mundo (Europa, Oriente Médio, África, Ásia-Pacífico e Américas).

Os bons números e benefícios que a automação de processos traz às empresas justifica o aumento pela busca de ferramentas e soluções com essa função, como o Bitrix24, que lançou, recentemente, o Bitrix24 CoPiloto, uma nova funcionalidade de Inteligência Artificial que visa automatizar ainda mais os processos empresariais. 

O Bitrix24 CoPiloto pode ser usado para uma ampla variedade de tarefas, incluindo converter o texto de uma tarefa numa lista de verificação ou transformar uma conversa telefônica em texto e numa transação específica. A plataforma foi criada a partir de prompts específicos, visando aumentar imediatamente a eficiência dos funcionários de forma significativa. 

Um dos setores beneficiados com a automação é o de Recursos Humanos. Ao aplicar a automação de RH, a empresa permite que os seus colaboradores se concentrem em atividades de maior valor agregado. Isso inclui tarefas que exigem criatividade, como desenvolvimento de estratégias, resolução de problemas complexos e o cultivo de ideias inovadoras.

Outro exemplo é a automatização de documentos, que consiste em fazer o uso de algum software para criar e gerenciar os seus documentos eletrônicos com eficiência, minimizando o retrabalho e as tarefas manuais. Dessa forma, as equipes se preocupam em criar um fluxo de modelos de documentos pré-prontos e até de aprovações automáticas a fim de adquirir agilidade e uma maior produtividade. 

Além disso, a automação de processos também está ajudando as empresas a se adaptarem mais rapidamente às mudanças no mercado. Com a capacidade de reconfigurar processos e fluxos de trabalho de maneira ágil, as empresas podem se ajustar a novas demandas e desafios com rapidez e eficiência. 

Diferente do que muitos pensavam, a tecnologia não vem para substituir colaboradores. Ao invés disso, ela é uma ferramenta que amplia o potencial criativo das equipes, permitindo que elas se concentrem em tarefas que exigem pensamento crítico, inovação e empatia. A automação não apenas impulsiona a criatividade, mas também ajuda a liberar o tempo necessário para nutrir a adaptabilidade das empresas.

À medida que a automação continua a evoluir, especialmente com o avanço da Inteligência Artificial, as empresas que abraçam essa tecnologia estão em uma posição privilegiada para inovar e se adaptar em um mundo empresarial em constante mudança.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail