Siga nas redes sociais

Search

Como tornar 2024 um ano mais próspero na carreira e vida pessoal?

Foto: Daniel Zimmermann.

Todo fim de ano é nítido que o clima do dia a dia muda. Correria nas ruas, trânsito mais intenso, lojas com mais movimento, profissionais tentando fechar as metas do ano nas empresas. O agito todo para um Natal especial é comum, mas muitas vezes ele desvia o foco do que não podemos esquecer: a vida continua depois das festas de fim de ano, muitas vezes ainda mais intensa e com mais desafios a serem superados.

Por isso, além de respirar, colocar a cabeça no lugar e lembrar que você ainda terá tempo de fazer suas tarefas mesmo depois do Natal, é essencial olhar para 2024 com estratégia. Seja na vida pessoal ou profissional, precisamos saber para onde vamos – só assim saberemos se estamos, de fato, satisfeitos com o que conquistamos.

Muito do sentimento de frustração das pessoas, inclusive, vem do fato de que elas não planejam, não estabelecem metas e não definem o que querem para si. Assim, apenas vivem um dia após o outro e, quando percebem, boa parte da vida passou.

Para um 2024 mais próspero, seja na sua carreira ou na sua vida pessoal, eu indico seguir alguns pontos básicos de planejamento.

Olhe para trás antes de olhar para frente

Antes de olhar para o futuro, faça uma reflexão sobre o que viveu em 2023. Analise suas conquistas, desafios enfrentados e lições aprendidas. Isso ajudará a direcionar seus objetivos de forma mais realista. Você cumpriu as metas listadas no último réveillon ou simplesmente as esqueceu assim que o dia 1º passou?

Seja específico quanto às suas metas

“Ser feliz”, “estudar”, “ler mais” não são metas, apenas desejos. Ao definir as suas para o próximo ano, torne-as específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido (conhecidas como metas SMART). Isso torna mais fácil acompanhar o progresso e manter-se focado. Se você quer crescer na carreira, por exemplo, pense no que pode fazer para isso: cursar uma pós-graduação, ativar contatos profissionais, candidatar-se a novas vagas, conversar com seu líder e entender como pode colaborar para a empresa e atingir esse objetivo. Na vida pessoal, também use metas mensuráveis: vou ler 1 livro por mês, vou economizar X por mês para a viagem dos sonhos, vou praticar exercícios físicos 3 vezes na semana…

Não esqueça daquilo com o qual se comprometeu

Priorize as metas mais relevantes para a sua vida e se comprometa de fato com elas. Se possível, fique de olho no andamento de cada uma. Por exemplo: quantos % de estudos você concluiu até a metade do ano? Isso ajuda a entender se os seus esforços estão bem direcionados e trazendo os resultados esperados. Ter metas prioritárias também evita a dispersão de esforços. Quando se quer fazer tudo, geralmente apenas gastamos energia e não realizamos nada.

Sua carreira é importante – mas sua vida pessoal também

Quando for pular as sete ondas, lembre-se de que você é uma pessoa completa, com defeitos e qualidades, que precisa estar presente em diferentes âmbitos da vida. O trabalho é muito importante, mas cuidar da saúde é ainda mais, para poder se dedicar à carreira. Sua família e seus amigos também devem estar nos seus planos. O segredo, no fim das contas, é equilíbrio – lembrar que não somos perfeitos e que temos pessoas que nos dão o suporte para crescermos na vida faz toda a diferença.

Aprenda algo novo

Pode ser uma receita de um prato que você gosta, um trabalho manual, um esporte. E pode ser também um bom curso para ampliar suas soft ou hard skills. O importante é estar aberto a aprender algo novo, manter mente e corpo ativos para um 2024 que realmente valha a pena.

Por fim, leve sempre em conta duas questões. A primeira delas é a flexibilidade. Comprometa-se a ponto de dar o seu melhor para atingir sua meta, mas tenha os pés no chão para saber que a vida muda. Não faz mais sentido conquistar determinada coisa? Ajuste a rota. E em segundo lugar, metas só viram realidade com planos de ação. Ao estipular o que deseja realizar em 2024, trace as ações que o farão chegar lá.

Espero que você possa estar, daqui a um ano, celebrando suas conquistas com a certeza de que deu o seu melhor e que evoluiu dentro da carreira e da vida pessoal. Até a próxima coluna, em 2024.

Compartilhe

CEO da Ellevo

Leia também

Receba notícias no seu e-mail