Dados do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian mostram que, em agosto, o Sul do país registrou 70.294 novas empresas. O estado do Paraná teve o destaque com a maioria das aberturas (26.369).
Análise nacional: Brasil criou 16 novas empresas por dia útil em agosto
Em agosto deste ano, 367.339 novos registros de CNPJs foram abertos no Brasil, uma média de 16 empreendimentos por dia útil, segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. O número representa uma alta de 0,4% em comparação ao mesmo período de 2022. Na análise por regiões, a Sul, a Sudeste e a Centro-Oeste foram as únicas a marcarem aumento em relação ao ano anterior.
“Na conjuntura atual, marcada pela diminuição do índice de desemprego, observamos o surgimento de empresas impulsionado pela inclinação empreendedora do que pela urgência. Uma parcela significativa dos cidadãos brasileiros nutre o desejo de empreender, buscando não apenas flexibilidade e independência, mas também realização pessoal e a construção de um legado”, analisa o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Em relação a natureza jurídica, os “Microempreendedores Individuais” (MEIs) corresponderam com a maior parcela de empresas criadas (271.531). Em seguida, estavam as “Sociedades Limitadas” (76.942), “Empresa Individual” (10.196) e “Demais” (8.670).
Na avaliação por setores, a categoria “Serviços” foi a escolha predominante para iniciar um novo empreendimento, superando os segmentos de “Comércio”, “Indústria” e “Demais”.