O empresário catarinense Lisandro Vieira será o diretor de tecnologia (CTO) da Associação Latinoamericana de Exportadores de Serviços (Ales) pelos próximos dois anos.
A escolha foi feita durante o último encontro da entidade em Santo Domingo, na República Dominicana. Ela representa o setor de serviços em 17 países da América Latina e também do Caribe.
Durante a reunião, ele defendeu a criação de termos internacionais de serviços:
“O propósito é padronizar internacionalmente a precificação e a negociação de serviços. Hoje, sem isso, acontece frequentemente de o vendedor achar que vai receber um valor ao mesmo tempo que o comprador achar que vai pagar um valor, estando os dois errados, por não considerarem taxas e retenções em ambos os lados. Queremos levar isso para toda a América Latina e Caribe e inspirar também o resto do mundo”.
A meta da entidade, de acordo com ele, é implementar os serviterms no curto prazo. No Brasil, ele atua como CEO da WTM International, empresa especializada na internacionalização de negócios, e também é conselheiro da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).