Siga nas redes sociais

Search

Empreendedora de SC cria sorvete plant based e prevê expansão em 2024

Foto: divulgação.

Sem nenhum funcionário e tendo como ponto de partida apenas 50 metros de uma cozinha industrial sublocada, em fevereiro de 2022 a empreendedora Lidiane Barbosa iniciou um sonho: criar um sorvete artesanal com uma fórmula inovadora, sem gordura hidrogenada, outros componentes químicos, e matérias primas encontrados em sorvete.

Os primeiros meses de atuação da Roomys tiveram o total de duas vendas. Hoje, ela se desdobra em três turnos para dar conta da demanda que chega a 70 litros de sorvete por dia, com distribuição para 12 estados do Brasil.

O boom foi registrado após o seu primeiro ano de atuação, entre maio e novembro do ano passado, quando atingiram um crescimento de 130%, e com aumento de 30 para 110 pontos de venda. A marca possui atualmente 8 sabores.

O sabor, a cremosidade e a inovação chamaram atenção e, no boca-a-boca, foi se espalhando que somos um sorvete diferente”, conta.

A microempresária explica que é o primeiro sorvete adoçado com açúcar de maçã no mercado brasileiro e, a sua linha protein, se torna a primeira opção de sorvete vegano fonte de proteína e fibras e rico em vitamina B12.

Conseguimos transformar a forma de fazer e consumir sorvetes. Somos aptos para veganos, celíacos, alérgicos a APLV e para quem busca indulgência, saúde e inovação. É sorvete feito de um jeito que ninguém imaginou”, explica.

Ela acredita que o segredo do crescimento se dá pela estratégia adotada. Em maio do ano passado, a microempresa passou a contar com sua própria área de fabricação, com 127 metros quadrados, 2 funcionários e um time de parceiros e consultores.

Também foi elaborada uma estratégia comercial ativa e ampliação logística, diante da necessidade de atender consumidores que estão cerca de 3 mil quilômetros de distância.

Nós estamos localizados em Blumenau (SC) e passamos a ter pedidos do Sudeste, do Norte e do Nordeste e, em um primeiro momento, não sabíamos nem como chegar nesses estados”, complementa.

Para garantir a entrega do produto com a qualidade de refrigeração necessária e o cuidado artesanal da marca, a marca passou a contar com parceiros em Itapecerica da Serra (SP), para armazenamento e distribuição para mais regiões brasileiras.

A crescente demanda em busca do sorvete tem feito com que a microempresária busque ampliar a sua produção. Ela prevê atingir a fabricação de 180 litros por hora ainda este ano e também possui planos de ampliar o parque fabril e o número de colaboradores, parceiros e consultores.

Eu fiz algo que não existia e que, por muitas vezes, foi questionado, mas eu insisti na ideia, pois sabia que daria certo e que revolucionaria o mercado de sorvetes. Eu queria que as pessoas provassem, e elas não só provaram como gostaram, querem mais e confiam no produto. Essa é a minha maior satisfação e minha maior conquista”, conclui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail