Siga nas redes sociais

Search

Mais notoriedade em 2024: aprenda a criar um planejamento

Foto: divulgação.

Todo início de um novo ano é um convite para uma reflexão a respeito dos desejos que desejamos conquistar e, claro, o planejamento das metas – pessoais e profissionais, vem à tona, não é mesmo?

Mais do que te incentivar a fazer metas profissionais, quero te desafiar a criar metas a respeito da sua notoriedade. Você já fez isso alguma vez na vida? Não? Eu te garanto que, de fato, isso vai te ajudar a potencializar seu VALOR PROFISSIONAL e você ficará em evidência para seus parceiros estratégicos, sejam eles clientes, colaboradores, fornecedores, terceirizados, imprensa etc.

O fato é que, muitas vezes, sabemos fazer o nosso trabalho, mas não sabemos NOS DIVULGAR, nos vender, não é verdade? E para “melhorar” nosso passe, mostrar a nossa credibilidade e, com tudo isso, conquistar a confiança de todos (e mais faturamento), precisamos sim, DE FORMA INTENCIONAL, expor o que fazemos e como fazemos com excelência: nossos resultados profissionais.

Se a sua meta para 2024 é faturar mais, você precisa construir uma presença notável! Precisa acertar o ponto da sua notoriedade. Precisa definir seu posicionamento. Entender quais canais fazem sentido para sua atividade. É hora de traçar as estratégias que a levarão a destacar-se na sua área de atuação.

Eu imagino que a sua dificuldade seja a da maioria das pessoas e você deve estar se perguntando: POR ONDE COMEÇAR?. Calma que eu vou te guiar com algumas orientações.

Antes, entretanto, quero deixar três dicas importantes:

  1. O seu planejamento pode ser executado em uma planilha do excel. E cada orientação abaixo, você irá detalhar em uma aba da planilha, ok?
  2. Eu lancei este mês um ebook para ajudar pessoas que têm dificuldades com planejamento. Ele é gratuito! Aproveite: Rumo à Notoriedade: Aprenda a criar um Planejamento Estratégico em 2024.
  3. Leve a sério o seu planejamento. O erro da maioria das pessoas é desistir no meio do caminho porque não tem paciência de esperar o resultado. A sua credibilidade não levou algum tempo para ser construída? Não foi um tijolo por vez? A sua EXPOSIÇÃO, para atingir o auge da sua notoriedade, é exatamente igual Seja consistente!

Aqui estão alguns pontos cruciais para começar:

AUTOAVALIAÇÃO

Antes de começar qualquer planejamento, faça uma profunda autoavaliação. Identifique seus pontos fortes, habilidades únicas e áreas que precisam de desenvolvimento (pontos fracos). Entenda em quais canais você está presente. Se faz sentido estar nesses canais. Quanto já se relacionou e com quem Conhecer a si mesma é a base para construir uma notoriedade autêntica. O ponto de partida é um diagnóstico nú e cru de quem você é AGORA. Isso vai te ajudar a projetar o futuro. Eu desenvolvi uma ferramenta que pode te ajudar: o Raio X da Notoriedade.

DEFINA SEUS OBJETIVOS

Onde você quer estar no final de 2024? Estabeleça metas claras e mensuráveis. Pergunte a si mesma: como quero ser reconhecida? Por quem quero ser reconhecida (cada público vai exigir um tipo de ação)? Que conquistas desejo alcançar? Definir objetivos irá direcionar suas ações. Dica de ouro: planilhe tudo e acompanhe bem de perto a evolução de cada ação. Vai dar um pouco de trabalho, não vou mentir. Se possível, acompanhe semanalmente. Coloque um alerta na sua agenda para ajudá-la. Nos dias de hoje estamos sempre correndo tanto que, se não firmar um compromisso com você mesma, tenho certeza absoluta que você não vai lembrar de fazer tudo.

CONHEÇA SEU PÚBLICO ALVO (E SUAS PERSONAS)

Entender quem é o seu público é essencial. Hoje em dia é o básico do básico, já que lidamos com muitas “tribos”. É fundamental entender se vamos falar com adultos, homens ou mulheres, de qual região…. Crie as personas para representar seu público-alvo. Quais são suas necessidades, interesses e desafios? Esse conhecimento orientará como você construirá sua notoriedade. E mais: você vai otimizar seu tempo e vai direcionar a sua comunicação e sua verba (ao otimizar um conteúdo, por exemplo).

DESENVOLVA SEU POSICIONAMENTO

Construa uma marca profissional sólida. Defina claramente seus valores, sua visão e sua missão/propósito. Identifique o, por exemplo, dinheiro nenhum no mundo te faria fazer. Por outro lado: liste seus diferenciais. Aquilo que só você sabe fazer. O que te diferencia da sua concorrência. Aquela habilidade nata, que você faz “de olhos fechados”. Seu posicionamento deve ser autêntico e alinhado com quem você é e com seus objetivos.

PLANO DE CONTEÚDO

Tenho certeza absoluta que você já sabe que o conteúdo é rei, nos dias de hoje, não é mesmo? Desenvolva um plano de conteúdo que não apenas demonstre sua expertise, mas também conte histórias envolventes sobre sua jornada profissional. Isso cria conexões emocionais. Pense também no tom de voz, nas cores, nas formas, nos formatos, nos horários – enfim, tudo isso COMUNICA a sua notoriedade.

ESCOLHA PLATAFORMAS ESTRATÉGICAS

Identifique as plataformas online e offline onde seu público está presente. Offline, Gisele? Isso existe nos dias de hoje? Simmmmmm! Quer um bom exemplo? Eventos presenciais é uma ação offline. Agora, chegar lá e divulgar é uma ação digital. Faz sentido? Até porque você poderia participar remotamente. Um segundo exemplo: se você é uma dentista, nutricionista ou fisioterapeuta que atende idosos, faz sentido gastar tanta energia tentando “educá-los”a usar o digital ou imprimir um folder com letras maiores? Por isso, definir seu público e sua segmentação vale ouro. Seja consistente na tua presença. Esteja onde sua voz será ouvida.

NETWORKING E COLABORAÇÃO

Construa relacionamentos estratégicos. Networking não é apenas sobre quem você conhece, mas sobre QUEM conhece você. Colaborações podem ampliar sua visibilidade e seu faturamento. Construa parcerias de VALOR. Invista tempo, de forma intencional, para estar com as pessoas valiosas para você.

MENSURAÇÃO E AJUSTES

Estabeleça métricas para medir seu progresso. Esteja preparada para ajustar suas estratégias conforme o necessário. A adaptabilidade é a chave em um mundo dinâmico.

CONSISTÊNCIA E PERSISTÊNCIA

A notoriedade não é construída da noite para o dia. Seja consistente em suas ações e persista mesmo diante dos desafios. A constância ao longo do tempo é o que traz resultados duradouros, seja nas redes sociais, em interações com a imprensa ou nas participações presenciais em eventos.

Lembre-se, sua notoriedade é uma narrativa contínua!nO planejamento é o primeiro passo para moldar essa história de maneira intencional. Com dedicação e estratégia, você estará no caminho certo para se destacar em 2024.

Te vejo na próxima coluna! Forte abraço.

Compartilhe

Empresária, palestrante, consultora, mentora e especialista em notoriedade. Mais de 20 anos de experiência em comunicação, notoriedade e marketing digital. Sócia fundadora e CEO na @halonotoriedade e fundadora do projeto educacional @vocemaisnotavel.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail