Siga nas redes sociais

Search

Como manter a saúde financeira em 2024

Foto: divulgação.

Planejadora financeira, especialista em investimentos CEA e organização de finanças pessoais e de pequenos negócios. Com a missão de capacitar as pessoas a tomarem decisões financeiras inteligentes e sustentáveis, promovendo segurança, crescimento patrimonial e tranquilidade financeira para o futuro, Gabrielle Schulenburg participa do Economia SC Drops. Confira abaixo:

Qual é a importância de um orçamento sólido para manter a saúde financeira em 2024?

Gabi: Um orçamento é fundamental para manter a saúde financeira de um indivíduo, pois é uma ferramenta de apoio nas tomadas de decisões financeiras e pode promover segurança, maior previsibilidade e tranquilidade financeira. Um orçamento detalhado permite um uso mais consciente do seu dinheiro. Ele oferece uma visão clara das entradas e saídas de dinheiro, ajudando a controlar gastos e identificar áreas onde é possível otimizar o recurso disponível.

Quais são algumas estratégias práticas para controlar os gastos e evitar dívidas desnecessárias?

Gabi: O básico bem feito é a melhor recomendação para quem está interessado em ter controle sobre os gastos e ficar longe das preocupações causadas por dívidas desnecessárias. Fiz uma lista com algumas estratégias básicas:

1. Crie um orçamento “papel de pão”: Você precisa fazer o exercício de listar suas receitas e despesas em uma folha de papel, costumo brincar que o que não couber dentro de uma folha do tamanho de um saquinho de pão, deve ser repensando, porque sua vida financeira está complexa demais e precisa de simplificação. Listar suas receitas e despesas ajuda a ter uma visão clara do dinheiro que entra e sai, permitindo identificar onde é possível economizar.

2. Tenha verba para gastos supérfluos: Um grande erro das pessoas que tentam controlar suas finanças é ignorar ou cortar os gastos com itens “supérfluos”, não separar uma parte do orçamento para gastar com isso é uma negação da realidade (nada mais perigoso do que ignorar a realidade. Nós sabemos que você vai acabar usando o dinheiro não só para o básico, então faça um favor a seu dinheiro e já programe esta verba com antecedência. 

3. Use Listas e Planejamento para Compras: Faça listas antes de fazer compras. Isso ajuda a evitar compras por impulso e a adquirir somente o necessário. Aqui não somente as listas de supermercado, mas também listas de presentes e itens que você deseja comprar para você.

4. Pratique o Desapego: Regularmente, faça uma revisão dos seus pertences e identifique itens que não são mais necessários. Venda ou doe o que não usa para gerar uma renda extra ou economizar espaço e dinheiro.

Como a educação financeira pode capacitar as pessoas a tomar decisões mais conscientes sobre suas finanças?

Gabi: A educação financeira clássica dá acesso a conhecimento sobre conceitos básicos, como orçamento, poupança, investimento, crédito, juros, aposentadoria entre outros tópicos. Isso permite que as pessoas compreendam melhor as opções disponíveis para apoiar uma tomada de decisão mais consciente. Porém o que estes 10 anos de experiência no setor financeiro me provaram é que a educação financeira tradicional não é o suficiente. Porque no fundo, no fundo, todos nós sabemos o que precisa ser feito para ter equilíbrio nas finanças. Mas não fazemos porque existem obstáculos invisíveis que nos impedem de alcançar a vida financeira que sempre sonhamos. Dentre estes obstáculos eu posso listar dois: o contexto social e nossas emoções. É por esta razão que eu complementaria a busca por educação financeira comportamental. Ela tem se provado mais eficiente porque reconhece a influência dos comportamentos, emoções e hábitos das pessoas sobre suas decisões financeiras. Em contraste com abordagens tradicionais que se concentram apenas na parte técnica e teórica das finanças. A educação financeira comportamental considera que cada pessoa tem uma relação única com o dinheiro, sendo influenciada por experiências passadas, crenças e valores pessoais. Portanto, busca soluções personalizadas para atender às necessidades individuais. Domine esta área e você terá domínio permanente sobre seu dinheiro também.

Quais são os passos essenciais para garantir a segurança financeira em situações imprevistas?

Gabi: Imprevistos são a única certeza dentro de um orçamento. Sempre haverá um pneu que fura, um eletrodoméstico que queima, uma área da casa que precisará de manutenção. Por isso, para que você não seja pego de surpresa e fique com a “conta curta”, segue uma lista dos 5 passos iniciais para se precaver contra situações imprevistas:

1. Elabore um orçamento realista: Faça um orçamento detalhado para entender suas despesas regulares e identificar áreas onde é possível economizar. Isso ajudará a direcionar recursos para o fundo de emergência.

2. Crie sua reserva de emergência: Reserve uma quantia em dinheiro para emergências. Esse fundo deve cobrir despesas básicas, como moradia, alimentação e contas, por pelo menos três a seis meses.

3. Proteja-se contra perda de renda: Considere um seguro de vida ou invalidez para proteger sua renda em caso de incapacidade de trabalhar devido a doença, lesão ou falecimento.

4. Evite depender de crédito: Tente evitar usar cartões de crédito em emergências, pois isso pode levar a dívidas de alto custo, considerando que o valor da fatura do cartão de crédito irá comprometer seu orçamento dos outros meses.

5. Tenha um plano “B”: Desenvolva um plano para situações específicas, como perda de emprego, desastres naturais ou gastos médicos inesperados. Uma opção aqui é criar uma segunda fonte de renda da qual seu atual estilo de vida não dependa. Podendo assim ser uma segurança para casos de imprevistos.

Como as inovações tecnológicas podem ser aproveitadas para melhorar a gestão financeira pessoal?

Gabi: As inovações na área financeira são constantes, o que é ótimo para todos nós. Através delas é possível simplificar, automatizar e aprimorar o controle financeiro, permitindo um melhor acompanhamento e tomada de decisão. Existem inúmeros aplicativos que ajudam a monitorar gastos, categorizar despesas e criar orçamentos personalizados. Alguns exemplos populares incluem o Mobills, Organizze e Wallet. Além disso, soluções financeiras que hoje existem graças à inovação, como as plataformas de investimento online, oferecem acesso fácil a investimentos diversificados, permitindo investir em ações, fundos e renda fixa com taxas muitas vezes mais baixas do que as instituições financeiras tradicionais. Desde ferramentas com serviços para pagamentos on-line, a criadores de planos financeiros, fato é que a inovação tecnológica não deve parar de contribuir para uma melhora significativa em nossas vidas financeiras. Algumas plataformas financeiras estão usando Inteligência Artificial e assistentes virtuais para fornecer aconselhamento financeiro personalizado, sugerir estratégias de economia e investimento, e responder a dúvidas em tempo real. O futuro do dinheiro promete ser interessante!

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail