A agência de comunicação corporativa Primeira Via acaba de fechar parceria com a Maturi, referência em ações para o público 50+, para potencializar a atuação da empresa em Santa Catarina.
A ideia é sensibilizar as organizações catarinenses para mostrar o potencial da força de trabalho das pessoas acima de 50 anos e também promover eventos que tragam a inclusão e a qualificação deste público no mercado de trabalho.
“O Brasil está passando pelo fim do bônus demográfico, quando a taxa de natalidade começa a declinar enquanto aumentamos a nossa expectativa de vida. Se as empresas não olharem para esta força de trabalho terão dificuldades em seus quadros de colaboradores”, afirma o CEO da Maturi, Mórris Litvak.
De acordo com pesquisa da Maturi, hoje apenas de 3 a 5% dos colaboradores das organizações no Brasil têm mais de 50 anos, o que mostra um grande descompasso com a realidade da população.
O combate ao etarismo e a necessidade de discutir a transformação digital dos 50+ foi a motivação para a Diretora da Primeira Via, Mariana Baima, se envolver com o tema. Em meio a pandemia, viu muitos profissionais 50+ com dificuldades de se recolocarem no mercado de trabalho. Em 2021 lançou o projeto eXanalógicos, um podcast para discutir a transformação digital da geração X – os nascidos entre as décadas de 1960 e 1980.
“Ainda existe um estigma forte de que as pessoas acima de 50 anos não têm o mesmo rendimento profissional ou que não estão atualizadas, o que não é verdade e a Maturi vem fazendo um trabalho muito importante para mostrar isso na prática”, afirma.