Siga nas redes sociais

Search

Direito 4.0: IA é tendência no setor em 2024

Foto: divulgação.

O avanço da transformação digital e da inovação tecnológica está dando origem a um mercado cada vez mais exigente, e essa tendência se reflete no campo jurídico também.

De acordo com o Relatório Tendências da Advocacia 2024, apurado pela Aurum, empresa de tecnologia com soluções para advogados autônomos, escritórios de todos os tamanhos e departamentos jurídicos, 94% dos sentimentos apontados quando se pensa em aprender sobre uma nova ferramenta são satisfação e felicidade.

O setor jurídico está avançando na inovação e tecnologia porque, hoje, já percebem que são aliadas e não vieram substituir o advogado ou o trabalho jurídico, mas sim auxiliar na rotina, entregando mais produtividade e permitindo que os profissionais da área consigam expandir seus negócios com mais qualidade, sempre atualizados com o que há de melhor no mercado”, explica Marcela Quint, CEO da Aurum.

Os estudos do Future Market Insights comprovam essa mudança, a previsão é de que o mercado global de tecnologia jurídica gere US$ 69,7 bilhões e passe por um crescimento de 8,9% até 2032.

Para compreender esse cenário, o levantamento feito pela empresa ouviu 350 profissionais do direito que estavam presentes no Aurum Summit 2023, evento organizado pela empresa com o objetivo de debater o futuro da advocacia e as principais tendências do setor.

Na Aurum, defendemos o uso de metodologias ágeis, tecnologia e criatividade para aprimorar a prática jurídica, tornando-a mais eficiente e rentável. Nesse sentido, estávamos interessados em entender não apenas como o setor tem caminhado rumo a essa direção, mas também como os profissionais inseridos nele abraçam essa ideia”, comenta.

A tecnologia e as tendências para o setor

O ser humano como protagonista, a busca por aprimoramento e o uso do digital com sabedoria e autonomia são as três principais macrotendências globais do mercado jurídico para 2024, segundo a apuração feita pela legaltech.

Essa proatividade será indispensável no futuro, segundo Marcela, pois as tendências para o setor podem ser muito mais facilmente alcançadas com o apoio da automação. Embora haja preocupações, os profissionais reconhecem que a tecnologia agrega ao trabalho.

Quando se fala em colocar o ser humano em primeiro lugar, por exemplo, não necessariamente se trata de evitar o uso de tecnologia, mas sim oferecer um atendimento mais proativo, embasado e segmentado, liberar os profissionais para atuar em funções mais criativas e especializadas, entender o perfil de clientes, suas dores, comportamentos e expectativas. As tecnologias alimentadas por Inteligência Artificial, machine learning, análise de dados, entre outras ferramentas digitais, são aliadas muito úteis nesse sentido”, explica. 

Apesar de algumas soluções ainda dividirem  opiniões, ao menos 50% dos profissionais entrevistados apresentaram sentimentos positivos quanto ao uso de IA no setor, enquanto 50% apresentaram sentimentos negativos. Para a CEO, isso é questão de tempo:

É importante que os profissionais do setor se adaptem para evoluir junto ao mercado, aproveitando o que há de melhor das tecnologias e inovações. Assim, a Aurum continuará trazendo o que há de mais tecnológico, inovador e eficaz para solucionar dores e otimizar a rotina dos advogados, como a Inteligência Artificial que é uma aliada e não uma substituta do advogado”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail