A Epagri e a Unversidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão recomendando para cultivo em Santa Catarina as variedades de uvas viníferas Felícia e Calardis Blanc.
As duas são uvas Piwi, o que significa que viabilizam a produção de vinhos finos com mais sustentabilidade ambiental e econômica. Ambas foram desenvolvidas na Alemanha pelo Instituto Julius Kühn.
Trata-se de um grupo de variedades de uvas obtidas nos últimos anos via melhoramento genético, oriundas de cruzamentos de variedades viníferas com espécies selvagens. O objetivo é reunir numa só planta a qualidade das viníferas e a resistência à doença das selvagens.
André Luiz Kulkamp de Souza, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Videira e coordenador do projeto, explica que durante 8 anos elas foram testadas para cultivo em cinco regiões do estado: Água Doce, São Joaquim, Curitibanos, Videira e Urussanga.
“As duas mostraram boa adaptação aos diferentes climas catarinenses”, destaca.
O estudo é financiado pela Fapesc e a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária é parceira da pesquisa, por meio do Fundo de Desenvolvimento Rural.