Siga nas redes sociais

Search

Cultura para inovação é resposta para os desafios do futuro dos empregos

Compartilhe

Foto: divulgação.

Debates sobre o futuro dos empregos tornaram-se ainda mais urgentes com o uso cada vez mais comum da Inteligência Artificial Generativa. No Fórum Econômico Mundial no início do ano em Davos, Suíça, o mais recente relatório sobre a força de trabalho pôs em pauta questões essenciais para os próximos anos.

Diz o relatório que, em cinco anos, um quarto dos empregos no mundo deve mudar. Estamos falando de milhões de trabalhadores impactados, especialmente pela IA Generativa.

As ferramentas de IAGen, como têm sido chamadas, começam a ganhar popularidade como suporte para a melhoria de desempenho e das experiências na produção, o que pede novas formas de pensar a preparação da força de trabalho para um futuro bem próximo.

As alternativas para isso incluem, segundo os debates em Davos, investir em requalificação e no desenvolvimento de competências mais adequadas ao cenário que está surgindo. Isso implica dar condições para que as pessoas compreendam os riscos e as oportunidades em um ambiente de incertezas.

Em sua trajetória, a Sapienza vem atuando na conexão entre os setores público e privado para auxiliar nessa transição, na qual investir em pessoas é tão importante quanto a adoção de ferramentas que ajudam a melhorar a produtividade.

O Inova2b, programa da Sapienza voltado para fomentar a cultura de inovação corporativa, valoriza o intraempreendedorismo e promove o desenvolvimento da inovação pensando a própria empresa como um ecossistema que se relaciona com os demais atores.

Além de desenvolver competências empreendedoras e voltadas para a inovação, o programa tem o compromisso de fortalecer processos de co-criação e de geração de respostas aos desafios organizacionais baseados na experimentação e na aprendizagem contínua.

Inovar pede um processo de gestão de mudanças. É um grande desafio porque envolve mudar padrões de comportamento, de pensamento, mudar o lifestyle”, explica o CEO da Sapienza, Geraldo Campos.

Como sugere o relatório sobre o futuro dos empregos apresentados em Davos, preparar a força de trabalho para os desafios que já estão batendo à nossa porta é uma tarefa que envolve incluir todas as instâncias de uma organização em processos de mudança.

Para isso, o uso de ferramentas tecnológicas depende de uma cultura para inovação, como propõe o Inova2b.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail