Siga nas redes sociais

Search

Como a IA pode transformar a relação com clientes

Foto: divulgação.

Por Romualdo Silva, CEO da CRMThink.

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, e o CRM não é exceção.

As integrações de IA com sistemas de CRM têm o potencial de revolucionar a maneira como as empresas interagem com seus clientes, oferecendo uma experiência mais personalizada e eficiente.

A IA pode trazer diversos benefícios para as empresas que a integram aos seus sistemas de CRM, incluindo:

Personalização da experiência do cliente

A IA pode ser usada para analisar dados de clientes e identificar padrões de comportamento. Isso pode ajudar as empresas a oferecer experiências mais personalizadas e relevantes para cada cliente.

Além disso, uma das grandes apostas é o crescimento da IA Conversacional (uma versão evoluída dos chatbots convencionais).

Essa característica é uma tendência no setor pois permite que as empresas conversem com seus clientes por meio de mensagens de texto ou bate-papo online.

Esse é um ponto da IA que chamou a atenção desde o seu surgimento: a capacidade em criar um diálogo sem a necessidade de um roteiro pré-montado, como no caso dos chatbots. 

A IA conversacional está se tornando cada vez mais popular, pois pode oferecer aos clientes uma experiência de atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de intervenção humana.

E, quando chegar ao atendimento humano, esse contato já chega de forma muito mais qualificada e com sua necessidade mais descrita, facilitando o atendimento personalizado e assertivo por parte da equipe.

Automatização de tarefas

Outro ponto de atuação de IA é a automatização de automatizar tarefas repetitivas, como o atendimento ao cliente, a geração de relatórios e a análise de dados. Isso pode liberar tempo para que os funcionários se concentrem em tarefas mais estratégicas.

Tomada de decisões mais informada

Outro benefício é a análise de grandes quantidades de dados e identificar tendências e padrões. Isso pode ajudar as empresas a tomar decisões mais informadas sobre marketing, vendas e operações. 

Integração com sistemas

As integrações de IA com sistemas de CRM estão se tornando cada vez mais populares, e é provável que essa tendência continue a crescer em 2024.

Estamos falando de integração com outros sistemas de negócios, como ERP, e-commerce e marketing. Isso permite que as empresas obtenham uma visão mais holística de seus clientes e tomem decisões mais informadas.

Já existem algumas soluções de CRM no mercado que oferecem integrações de IA, como o Bitrix24, uma solução de CRM completa que oferece uma variedade de recursos, incluindo integrações de IA.

O Bitrix24 usa IA para automatizar tarefas, fornecer insights sobre clientes e melhorar a experiência do cliente.

Acredito que a IA tem o potencial de tornar o CRM uma ferramenta ainda mais poderosa para as empresas. No entanto, é importante ressaltar que a IA não é uma solução milagrosa. 

Para obter o máximo benefício das integrações de IA, as empresas precisam ter uma estratégia clara e investir na capacitação de seus funcionários.

Afinal, o que é uma grande ferramenta nas mãos de quem não sabe manuseá-la?

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail