Siga nas redes sociais

Search

Brandili investe R$ 15 milhões em máquina de estamparia digital

Foto: divulgação

Brandili, uma das maiores indústrias têxteis do Brasil com quase 60 anos de atuação, investiu R$ 15 milhões em uma máquina de estamparia digital com configuração inédita no mundo.

Importada da Europa e já em operação, esta representa a 11ª máquina desse porte em escala global, sendo pioneira no uso exclusivo de tinta 100% pigmento.

Dentre suas características em destaque, a tecnologia Hyper de alta produção se sobressai pela incorporação de pigmentos de última geração, resultando em uma resolução e definição aprimoradas nos desenhos.

A máquina implementada permite um consumo ínfimo de água, utilizando apenas 5 litros para cada quilograma de material processado. Isso representa uma redução de mais de 80% em comparação com os métodos tradicionais de estamparia rotativa.

Jacques Douglas Filippi, diretor geral da Brandili, destaca a importância desse avanço:

Além da significativa economia de água, praticamente eliminamos o efluente a ser tratado, fortalecendo nosso compromisso com práticas mais sustentáveis”, conta.

Os benefícios ambientais estendem-se à segurança química, que garante a não existência de substâncias nocivas. A utilização de tintas à base de água, certificadas e em conformidade com padrões internacionais como Oeko-tex, GOTS e SEDEX, minimiza impactos na saúde humana e no ecossistema.

Além disso, enquanto os processos tradicionais de estamparia rotativa geram entre 10 e 30 metros de resíduos têxteis para cada estampa produzida, o método digital da empresa resulta em apenas 0,4 metro, representando uma redução de mais de 95%.

O emprego da estamparia digital também proporciona uma notável eficiência energética, com uma redução de 70% a 90% no consumo de energia elétrica em comparação com os métodos convencionais de estamparia rotativa.

Após uma criteriosa seleção de fornecedores, optamos pelo que nos ofereceu maior segurança e inovação. Realizamos diversas reuniões, análises e estudos de viabilidade, chegando à conclusão de que era o momento ideal para esse investimento. Assim, concretizamos a aquisição da máquina“, complementa.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail