Siga nas redes sociais

Search

Marketing 6.0 e a era das experiências imersivas com as marcas

Compartilhe

Foto: Daniel Zimmermann/divulgação.

Philip Kotler lançou um novo livro: Marketing 6.0 é o título, e ele afirma que vamos entrar na era das experiências imersivas.

Além da evolução acelerada da Inteligência Artificial, explorada no livro Marketing 5.0, agora Kotler fixa o foco nas possibilidades que se apresentam com a fusão entre experiências físicas e digitais, que compõem o conceito de mundo FIGITAL. 

As pessoas estão cada vez mais propensas a ter experiências que se complementam no mundo físico e digital. Mas, mais do que isso, querem experiências totalmente imersivas para pesquisar, conhecer, experimentar e comprar produtos e serviços. 

Especialmente quando falamos das gerações Z e Alfa, que são nativas digitais, e que percebem de forma totalmente fluida a transição entre os dois mundos. As marcas precisam ter consistência no que oferecem em todos os pontos de contato, utilizando a tecnologia para entender e atender as pessoas. 

Mais do que provadores virtuais, telas interativas e visores de realidade virtual, o que se espera da marca é a construção de ambientes totalmente coerentes nas lojas físicas, ativações de marcas, e em todos os pontos de contato. 

Kotler afirma que, ao longo da sua história, o marketing evoluiu do foco no produto para o consumidor, para a sustentabilidade, para o mundo digital, para as tecnologias de inteligência artificial e agora para as experiências imersivas. 

Cada marca, cada empresa, tem níveis diferentes de maturidade em cada um dos estágios do Marketing. E é preciso estar muito atento para acelerar o processo de evolução para atender as demandas cada vez mais maiores das pessoas. 

Dentro do Marketing 6.0, ele cunha o novo conceito de Metamarketing, que vai além das limitações tecnológicas atuais e, com a convergência de várias tecnologias, vai transformar o relacionamento das pessoas com as marcas nos próximos anos. 

O Metamarketing  é o próximo estágio do Marketing Omnichannel, com uma abordagem integrada que oferece uma jornada do consumidor totalmente fluida em todos os canais. 

E, quando bem utilizada, vai gerar conexões ainda mais fortes com as pessoas, e ajudar as marcas a expandirem suas entregas de valor. 

E, como eu sempre digo, o foco de qualquer nova tendência, estratégia ou tecnologia tem que ser as pessoas. As marcas têm que ser movidas por conexões humanas profundas, para realmente criar inovações em produtos e serviços que vão ter sucesso no mercado. 

Vimos no começo de 2024 a chegada ao mercado do Apple Vision Pro, que aponta o caminho que a maioria das marcas de tecnologia vai seguir quando se fala de experiências imersivas, o que a Apple chama de Computação Espacial. É apenas o começo de uma nova onda que, segundo Kotler, vem para ficar na interação das marcas com o mercado. 

E a boa notícia é que já temos empresas catarinenses que desenvolvem soluções dentro do conceito de Metamarketing, como o Grupo Vex, que desde 2016 cria ações com realidade virtual e realidade aumentada e a Lilium, que desenvolveu um sistema de Showroom virtual para marcas de moda. 

A inovação nesse segmento está se acelerando e as empresas que saírem na frente vão ter muitos ganhos. É hora de aproveitar o momento para criar experiências imersivas para as pessoas e transformar o futuro das marcas. 

Compartilhe

Estrategista de marcas, especialista em inovação de marketing e fundador da Nexia Branding.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail