Search

Sobre o vício de nunca descansar

Foto: divulgação

O que você tem feito daquilo que fizeram de você? Reservar um tempo para relaxar não é um luxo, mas uma necessidade no meio da correria diária. Demorei muito para perceber isso e ainda mais para escrever sobre e me posicionar quanto aos limites.

Para mim, era normal nunca descansar, e eu me sentia culpada por buscar o descanso e autocuidado, fundamentais para nossa saúde, tanto física quanto emocional. 

Fisiologicamente, descansar contribui para a recuperação muscular, fortalece o sistema imunológico e melhora nossa capacidade de pensar. Emocionalmente, traz alívio do estresse, promove estabilidade emocional e reduz o risco de esgotamento.

Praticar autocuidado regularmente não é apenas investir no bem-estar, mas também uma abordagem preventiva para manter equilíbrio entre corpo e mente.

E não precisamos esperar ficar doentes, a mente parar de funcionar, ou sentir vontade de chorar com a pressão do dia a dia. Essa pressão também está dentro de nós.

Eu sei que às vezes você se sente angustiado, seja pelos objetivos não alcançados, pelos planos para o futuro, ou pela sensação de estar um pouco atrás. Mas, saiba, a vida é sobre tentar novamente, experimentar de uma nova maneira e aprender ao longo do caminho. 

A ideia de que só acertamos sufoca quem está tentando. Achar que tentar é uma derrota, se a vitória não é certa, nos mantém presos ao sonho da perfeição.

A vida é simplesmente tentar novamente, experimentar coisas novas, ajustar o ambiente para mais conforto e tentar ser mais autêntico.

Gostar do seu trabalho não significa que você deva trabalhar indefinidamente. Ame o seu trabalho e estabeleça limites sobre como e quando você trabalha.

Seus medos já são conhecidos, que tal experimentar coragens? Não prolongue ciclos falidos pelas boas memórias que eles proporcionaram.

Não permita ser negligenciado, e não deixe que minimizem o que você sente. Não negocie os seus limites.

Sua mente merece relaxar, pois voltará melhor e mais afiada após uma boa pausa. Olhe em volta. Todas as suas coisas um dia foram dinheiro. E todo esse dinheiro um dia foi tempo.

Quando virar essa chave, talvez você escolha ter apenas o essencial. Afinal, talvez você não esteja perdido, apenas está tentando mudar muitas coisas de uma vez só.

Compartilhe

Head de marketing multicanal, professora e mentora de startups.

Leia também