Siga nas redes sociais

Search

SC registra a menor taxa de desocupação do país

Foto: Brenda Blossom/AdobeStock

Santa Catarina fechou o quarto trimestre do último ano com a menor taxa de desocupação do país. O dado é de uma pesquisa da PNAD Contínua, divulgada nesta sexta-feira, dia 16. Isso quer dizer que no período, o estado era o que mais tinha pessoas empregadas.

Para se ter uma ideia, a taxa de desocupação do estado no período ficou em 3,2%, enquanto que na outra ponta do ranking, onde há mais gente à procura de uma vaga de trabalho esse índice chega a 14,2%. Além disso, o estado se destaca com o maior índice de trabalhadores com carteira assinada.

No ano de 2023, o nível da ocupação do Brasil, baseado no percentual ocupados na população em idade de trabalhar, foi estimado em 57,6%. Em Santa Catarina foi de 65,9%, o maior do país, superando o Mato Grosso e Goiás (64,7%), além de avançar ante 2022, que havia registrado 64,6%.

Empregados com carteira assinada

Segundo a pesquisa, no quarto trimestre do ano passado, Santa Catarina também era o estado com o maior percentual de empregados com carteira assinada, com 88,2%. Em seguida, aparecem os outros dois estados do Sul: Rio Grande do Sul com 81,9% e Paraná com 81,7%. O percentual de empregados com carteira assinada era de 73,7% dos empregados do setor privado.

A taxa de informalidade para o Brasil foi de 39,1% da população ocupada. Os menores índices ficaram com Santa Catarina (27,6%), Distrito Federal (30,4%) e São Paulo (31,2%).

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail