Siga nas redes sociais

Search

Um salto quântico para transformar a nossa realidade

Compartilhe

Foto: Daniel Zimmermann/divulgação.

Vamos falar de visão de futuro? O que nós realmente precisamos para transformar a realidade? Qual é o sonho que temos para nós mesmos? Para os nossos negócios? Para o nosso país? Para o nosso mundo? Muitas vezes estamos presos em um ciclo vicioso reativo, pensando apenas no curto prazo. Conseguimos olhar apenas a meta do mês, o trimestre, às vezes um plano anual. 

Mas e a visão de longo prazo? Como realmente podemos gerar alguma transformação se não há visão? Isso vale para a política. Eu não vejo nenhum plano de longo prazo pro país, pros estados ou pras cidades. Você vê?

Me parece que a política prefere perder tempo em coisas pequenas, como o pequeno poder. Briga, Polarização, Picuinha. E ficamos sem nenhuma perspectiva de longo prazo, de desenvolvimento real. Apenas voos de galinha e proposta vazias. Em todos os sentidos e em todo o espectro político. 

Enquanto isso, o Brasil, sempre o “País do Futuro”, fica “deitado eternamente em berço explêndido”. Uma bela colônia de exploração que vende commodities. E isso também vale para os negócios. Como a empresa vai estar daqui a 5, 10, 20 anos. Com quais cenários vamos trabalhar? Quais tecnologias vamos desenvolver? Como o comportamento das pessoas vai se transformar?  Que valor real vamos entregar? Em que mercados vamos entrar? Como vamos conquistar o mundo?

E também vale para nossa vida pessoal. Mais do que pagar boletos e planejar as férias. Que diferença vamos fazer? Que vidas vamos tocar? Que legado vamos deixar? E, lembrando de Martin Luther King, temos que nos fazer uma pergunta fundamental:

Qual é o sonho? 

E mais: Em que cidade queremos viver? Como queremos tocar a vida das pessoas? Como vamos gerar transformação de verdade? Isso não pode ser um ato individual. Tem que ser uma ação da comunidade, da sociedade, da humanidade.

Qual é o seu sonho? Qual é o nosso sonho? Como, juntos, vamos transformar a nossa realidade para realizar de verdade?

Será que conseguiremos dar o salto quântico necessário para tudo isso realmente acontecer? Ou continuaremos sendo apenas o eterno  “País do Futuro”?

Precisamos do alinhamento de propósitos, de visão estratégica e de convergência de ações em uma escala nacional, em direção a objetivos comuns, para realmente transformar a realidade desse país que tem tanto potencial. Os exemplos positivos que existem devem ser motivo de inspiração para fazermos muito mais. Temos um gigante adormecido que não realiza seu potencial. O Brasil pode ser muito mais. 

Compartilhe

Estrategista de marcas, especialista em inovação de marketing e fundador da Nexia Branding.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail